Doação da coleção Chico Moreira

No dia 18 de outubro de 2018, através do LUPA, a Universidade Federal Fluminense recebeu como doação a biblioteca pessoal do principal restaurador de filmes do Brasil, Francisco Sérgio Moreira. Chico Moreira, como era mais conhecido, trabalhou muitos anos na Cinemateca do MAM e na Labocine, tendo falecido em 2016. Sua vasta e especializada biblioteca era focada na história, tecnologia e preservação de fotografia e cinema e permanecia em sua residência, no bairro do Engenho do Mato, em Niterói. Doada pela viúva e pelo filho de Chico Moreira, o LUPA viabilizou a incorporação da Coleção Chico Moreira à Biblioteca Central do Gragoatá da UFF. Agora, estamos batalhando por recursos para compra de insumos e estantes, além de contratação de equipe, para catalogar e disponibilizar o mais breve possível essa fantástica coleção para acesso público. Certamente, a Coleção Chico Moreira se transformará no principal acervo bibliográfico do país para pesquisadores em preservação e restauração de filmes.

Parte da Coleção Chico Moreira depositada na Biblioteca Central do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense.