Estrutura do laboratório

O LUPA se dedica à preservação e promoção da cultura audiovisual amadora do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, o laboratório conta com estrutura especializada para o exame físico e revisão de películas cinematográficas, localizada em sua sede, em Niterói. Desde 2021, o LUPA dispõe ainda de uma estrutura única no Brasil para digitalização de películas cinematográficas nas bitolas 8mm, 9,5mm, Super 8, 16mm, silenciosas ou sonoras, adquirida através de projetos como o Memória audiovisual fluminense, em parceria com a Secretaria das Culturas da Prefeitura de Niterói. A partir de 2024, o LUPA iniciou também suas atividades de restauração audiovisual digital por meio de projeto apoiado pela FAPERJ. Além disso, sua estrutura de preservação digital é destinada à preservação tanto de representantes digitais de obras audiovisuais analógicas quanto nativas digitais. Em 2023, o laboratório renovou seu espaço com a mudança para o novo prédio do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, no campus do Gragoatá, onde passou a contar também com uma reserva técnica climatizada para suas matrizes cinematográficas.

Em 2024, foi criado o Museu Audiovisual Universitário – MAU do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF, contemplando seu acervo de objetos tridimensionais, principalmente equipamentos e maquinário audiovisual histórico.

Para mais informações sobre a estrutura do laboratório e as regras de utilização de seus equipamentos, consulte o documento com as Diretrizes para utilização da estrutura e dos serviços do LUPA. Para informações sobre o uso do acervo do LUPA em novas produções, consulte o documento com as Diretrizes de licenciamento de obras e/ou excertos audiovisuais do LUPA.

O LUPA em 2024 (fotografia de Rafael de Luna)

O LUPA está cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (MCTI) e seu projeto “Digitalização de filmes amadores fluminenses” foi incluído no catálogo de Tecnologias Sociais da UFF, em 2022, sendo atualizado desde então. O LUPA ingressou nesse ano também no PROGEM – Programa de Gerenciamento de Equipamentos Multiusuários da PROPPI-Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF.

Sites de projetos

Skip to content