Integrantes

Comitê Gestor do LUPA

Rafael de Luna Freire (coordenador)

Professor de História do Cinema Brasileiro no Departamento de Cinema e Vídeo e no Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da UFF. Foi Coordenador do Setor de Documentação na Cinemateca do MAM. Idealizou e coordenou o projeto “Resgate da obra cinematográfica de Gerson Tavares”, responsável pela restauração do longa-metragem “Antes, o verão” (Gerson Tavares, 1968). Autor de inúmeras publicações, seu mais recente livro é “O negócio do filme: a distribuição cinematográfica no Brasil, 1907-1915” (2022). É membro da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual).

Fabián Núñez

Professor da disciplina Preservação Audiovisual do Departamento de Cinema e Vídeo, além de também lecionar no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF. Trabalhou na Cinemateca do MAM, como voluntário de 1996 a 1999, e como estagiário durante o Censo Cinematográfico Brasileiro (2001). É membro da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual).

Fernando Morais da Costa

Fernando Morais da Costa é professor associado do Departamento de Cinema e Vídeo e do PPGCine, Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual, onde ministra disciplinas relacionadas a som. É doutor pela Universidade Federal Fluminense. Foi secretário acadêmico e membro do comitê científico da SOCINE, Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, entre 2017 e 2021, além de cofundador do seminário temático de estudos do som da mesma entidade.

Hadija Chalupe

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolveu pesquisa sobre filmes brasileiros realizados em coprodução internacional. Nesta mesma instituição, escreveu dissertação vencedora do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010), publicada em livro com o título “O filme nas telas – a distribuição do cinema nacional” (Brasil). Em 2018, realizou pós-doutorado na Oxford Brookes University para mapear distribuição de filmes brasileiros em salas comerciais no Reino Unido.

João Luiz Vieira

Professor titular do Departamento de Cinema e Vídeo e atual Coordenador do Programa de PósGraduação em Cinema e Audiovisual da UFF. Autor de inúmeros textos, críticas, ensaios e livros publicados no Brasil e no exterior como D.W.Griffith and the Biograph Company (1984), Cinema Novo & Beyond (NY: MoMA, 1998) e Câmera-faca: o cinema de Sérgio Bianchi (Portugal, 2004). Foi curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna e membro do Conselho da Cinemateca Brasileira. É membro da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual).

Marina Tedesco

Professora do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Suas principais áreas de pesquisa são direção de fotografia e mulheres no cinema latino-americano. Entre suas publicações, destaca-se a organização do livro “Trabalhadoras do cinema brasileiro: mulheres muito além da direção” (2021). Atualmente, é bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, com o projeto “Diretoras de fotografia: difusão de dados e filmes para o combate à desigualdade de gênero no cinema brasileiro”, e integra o projeto “O arquivo pessoal da cineasta Helena Solberg: um contexto de produção documental a ser revelado”.

Reinaldo Cardenuto

Professor Adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em jornalismo (PUC-SP) e em Ciências Sociais (FFLCH-USP). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, defendeu em 2014 a tese “O cinema político de Leon Hirszman (1976-1981): engajamento e resistência durante o regime militar brasileiro”.


Corpo técnico do LUPA

Diogo Martins Rembold

Formado em artes visuais pela faculdade Pestalozzi, coleciona artigos relacionados à 7ª arte desde os 6 anos de idade, tendo experiência em bitolas cinematográficas do 8mm ao 35mm. Com um acervo de vários filmes e projetores, se dedica ao restauro de peças históricas, ao seu estado original, e à pesquisa da cinematografia, tanto no âmbito técnico, quanto no histórico e artístico. Desde 2023, é funcionário do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF.

Daniele Negrão

Mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (2020) pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), especialista em Ciência, Arte e Cultura na Saúde (2013) pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e em Preservação de Acervo de Ciência e Tecnologia (2011) pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Possui graduação em Arquivologia (2015) e em Museologia (2008), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Museologia e Arquivologia, com ênfase em preservação, conservação, identificação, catalogação de acervos e experiência na organização de arquivos institucionais. Desde 2024, é servidora da UFF lotada no Instituto de Artes e Comunicação Social.


Pesquisadores associados

Vanessa Maria Rodrigues

Doutora em Cinema e Audiovisual pelo PPGCine-UFF, com tese sobre o acervo de filmes do cineasta doméstico Nahim Miana, que produziu imagens em 16 mm e 8 mm durante as décadas de 1940 a 1960. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens (UFJF), com dissertação sobre a reutilização de imagens de arquivo para a construção de uma memória sobre as cidades. Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (CES/JF).

Marco Dreer Buarque

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Consultor da Fiocruz em preservação digital. Ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e membro da Associação Internacional de Arquivos Sonoros e Audiovisuais (IASA).

Fábio Mendes

Mestre em Cinema e Audiovisual pelo PPGCine-UFF e bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFF. A partir do foco em História do Cinema de Animação Brasileiro, teve como objeto de pesquisa no mestrado o estúdio Black & White & Color, conhecido pelos primeiros longas-metragens dos Estúdios Mauricio de Sousa ao longo da década de 1980. Profissional do ramo de animação, com experiência em desenvolvimento de projetos e prestação de serviços em curtas, pilotos, séries e longas-metragens.

Davi Pedro Braga

Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFF. Tem experiência em preservação e restauração audiovisual, história e crítica de cinema, e montagem. Foi bolsista de extensão do LUPA em 2023 e participou da restauração de animações para a sessão de 2024 do Cine Memória LUPA “Resgate da animação promocional brasileira” no Festival do Rio. Desde 2020, é colaborador da Revista Limite.


Alunos bolsistas

João Pedro Ferreira / Isabela Dorneles

Graduando em Cinema e Audiovisual na UFF

Lucas Peçanha / Miguel Lopes Murad / Vinicius da Costa Figueiredo de Souza

Graduando em Cinema e Audiovisual na UFF

Marina Resende

Graduanda em Cinema e Audiovisual na UFF


Colaboradores externos

Laura Batitucci

Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É co-diretora da Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros do Cinelimite, organização norte-americana dedicada ao cinema brasileiro. É secretária na diretoria atual da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA). No LUPA-UFF, participou de projetos de exposição de equipamentos de cinema, de levantamento da filmografia do Curso de Cinema da UFF. Coordenou o projeto de catalogação das películas em 16mm do Acervo Esdras Baptista.

Lila Foster

Pesquisadora e preservacionista audiovisual com dedicação especial ao levantamento da produção amadora e do cinema doméstico no Brasil. Trabalhou como catalogadora na Cinemateca Brasileira (2007 e 2009) e participou do programa de estágios em preservação e curadoria audiovisual da Haghefilm Foundation (Amsterdam) sob a orientação de Paolo Cherchi Usai (2010). Organizou diversas edições do Home Movie Day (Dia do Filme Caseiro) durante o Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba. Autora da tese “Cinema amador brasileiro: história, discursos e práticas (1926-1959)” (USP, 2016). Também trabalha com realização e processamento artesanal de filmes de pequeno formato.

Maria Fernanda Coelho

Graduada em Comunicação Social, especialização em Cinema, Rádio e Televisão pela FAAP (1979); pós-graduada em Museologia (Latu sensu) pela FESPSP/ Instituto de Museologia (1988); Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2009). Profissionalmente atua principalmente na área da conservação audiovisual. Trabalhou na Cinemateca Brasileira por 35 anos (1979-2015) e ofereceu orientação técnicas e consultorias para diversas instituições em todo Brasil. Desde 2008 é professora convidada da pós-graduação da FESPSP, núcleo de Gestão de Arquivos. Foi presidente do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região – Corem4R, em 2016. É membro da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual).

Patricia Machado

Doutora em Comunicação Social pela ECO-UFRJ, realizou Doutorado-Sanduíche na Universidade Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2014/2015), com bolsa CNPQ. É professora do curso de Comunicação Social – Cinema da PUC/Rio. Participa, desde 2009, de grupos de pesquisa financiados pelo CNPQ que tratam das questões do arquivo, da montagem, da tomada, da retomada, da história e da memória, em especial da ditadura militar. Organizou seminários, publicou artigos, capítulos de livros e dedica-se à pesquisa desses temas, com participações em congressos, colóquios, seminários nacionais e internacionais. Co-organizadora do livro Arquivos em Movimento (ed.FGV, 2017). Membro do Comitê Científico do Colóquio Internacional de Cinema e História (USP).

Sites de projetos

Skip to content