Sobre o LUPA

O LUPA – Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual – é um laboratório multiusuário vinculado ao Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine), integrantes do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS).

A gestão do LUPA é realizada por seu Comitê Gestor e seu Coordenador(a).

Os objetivos do LUPA são:

1. Fornecer o apoio técnico e disponibilizar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação na área de preservação audiovisual, assim como capacitar pesquisadores, técnicos, docentes e discentes, contribuindo para o desenvolvimento da graduação e pós-graduação da Universidade Federal Fluminense e também de outras instituições em quaisquer estados da federação e/ou do exterior.
  2. Promover e preservar prioritariamente a produção e a cultura audiovisual amadora do estado do Rio de Janeiro, compreendendo a produção audiovisual realizada nos cursos de graduação em cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense, assim como as imagens em movimento e sons, produzidas no Estado do Rio de Janeiro ou por cidadãos fluminenses, em todos os formatos e suportes e que, em sua origem, não foram destinados à difusão nos circuitos profissionais do audiovisual.
  3. Desenvolver soluções, práticas e tecnologias no campo da preservação audiovisual de modo a contribuir com a sociedade brasileira.

O LUPA é ainda responsável pelas ações e políticas de preservação da produção audiovisual realizada no âmbito do curso de cinema da UFF, tendo assumido, conforme ata da reunião ordinária do Departamento de Cinema e Vídeo, de 24 de janeiro de 2022, as atribuições pertinentes à Comissão de Acervo do Departamento de Cinema e Vídeo, originalmente criada através de DTS GCV n.9, de 1 de setembro de 2014, que foi, então, extinta.

Integra o LUPA ainda o Museu Audiovisual Universitário – MAU, criado pelo comitê gestor do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF, em 4 de junho de 2024.

Alunos do curso de cinema da UFF em aula no LUPA, em 2022

Acesse o regimento do LUPA

Acesse as atas do Comitê Gestor do LUPA

Acesse os relatórios anuais de atividades

Baixe aqui as logos do LUPA.

Origem do LUPA

A criação do LUPA é uma consequência do pioneirismo do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo da preservação audiovisual, tendo sido o primeiro curso universitário no país a oferecer disciplina optativa sobre o tema, a partir do ano de 2000. Por ocasião da reforma currícular, a disciplina tornou-se obrigatória no bacharelado em cinema e audiovisual, sendo regularmente ofertada como tal de 2005 em diante.

A origem do LUPA, ainda sem esse nome, remonta ao ano de 2014, em meio à formulação das novas instalações do Instituto de Arte e Comunicação Social, no Campus do Gragoatá. Entretanto, somente em agosto de 2017, por ocasião da I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, o LUPA promoveu primeira exibição pública de filmes de seu acervo. Em 2018, o LUPA lançou seu site e conquistou uma sala própria no IACS.

Para saber mais:

Rafael de Luna Freire, “Um breve histórico do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF)”, 13ª Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP. Belo Horizonte: Universo Produções, 2018.

Rafael de Luna Freire, “Um arquivo de filmes universitário, temático e regional: o LUPA-UFF diante do fosso entre universidades e cinematecas no Brasil”.Imagofagia, n.22, out. 2020.

João Luiz Vieira e Rafael de Luna Freire, “A preservação na extensão acadêmica: as ações do LUPA antes e durante a pandemia”, 16ª Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP. Belo Horizonte: Universo Produções, 2021.