Essa base de dados é o resultado de um projeto de pesquisa colaborativo, coordenado pelo prof. Rafael de Luna Freire e iniciado durante a pandemia da COVID, com a participação de graduandos e egressos do curso de cinema da UFF, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF) e pesquisadores de cinema.
Seu objetivo foi compilar informações sobre todas as temporadas de exibições cinematográficos no Brasil a partir da primeira projeção de filmes realizada no Brasil, em 1896, durante o período em que a exibição itinerante foi dominante no país. Isto é, até a popularização das salas fixas, com a sedentarização dos espaços de exibição cinematográfica que se consolidou a partir de 1907. Através da reunião desse enorme número de informações, é possível perceber tendências e exceções, identificar lacunas e observar padrões.
A primeira fase do projeto envolveu a compilação de informações de livros que compõe a bibliografia básica sobre os primórdios do cinema no Brasil. Gradativamente, as fontes utilizadas se ampliaram, abarcando dissertações, teses e artigos, até a pesquisa em fontes primárias, como jornais e revistas da época.
Os primeiros resultados desse projeto foram apresentados por Rafael de Luna Freire, Filipe Gama e Ryan Brandão, na IV Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, realizada em São Paulo, em 2022. A base de dados foi ainda utilizada como ferramenta pedagógica no curso “História e historiografia do audiovisual”, ministrado por Rafael de Luna no PPGCine-UFF, em 2022, que resultou em novas colaborações feitas pelos pós-graduandos participantes dessa disciplina.
A base de dados “Exibidores ambulantes no início do cinema no Brasil” está em permanente atualização e aberta a todo tipo de colaboração.
Cada registro (linha) corresponde a uma temporada contínua de exibições cinematográficas num mesmo local, pelo mesmo exibidor.
Na base de dados, você pode fazer pesquisa por qualquer palavra através do campo com uma lupa à direta. Ela agrupada por ano da exibição, em ordem crescente, mas ela pode ser reorganizada através dos botões para “Filtrar” e “Ordenar” os dados. Por exemplo, os dados podem ser agrupados por “cidade” ou pelo nome do “exibidor”. Para visualizar o catálogo em página inteira, clique no botão mais abaixo, “View larger version”.