A Coleção Nelson Veiga foi doada ao LUPA, em novembro de 2022, pelo filho de Nelson, Alvaro Vicente Silva Veiga, nascido em Niterói, em 13 de julho de 1951, e ainda residente na cidade. A coleção é composta por câmera Pathé Baby, cópias de filmes comerciais e filmes familiares em 9,5mm realizados pelo próprio Nelson, assim como câmera 16mm e filmes familiares em 16mm realizados posteriormente.
É uma coleção muito importante para o LUPA por trazer registros audiovisuais da cidade de Niterói desde os anos 1940.
Biografia de Nelson Veiga
Nelson Veiga nasceu no dia 5 de outubro de 1911, em Petrópolis, RJ, mesma cidade de sua esposa, Maria Elza da Silva Veiga.
O casal morou alguns anos em Santos, SP, onde nasceu sua primeira filha, Suelena, de 1940. A família se mudou, então, para Niterói, onde nasceram os demais filhos: Maria Luisa, de 1941, e Nelson, de 1942. O quarto filho, Alvaro, foi temporão, nascido em 1951.
A casa da família ficava na rua Pereira da Silva, em Icaraí. Nelson era agente fiscal da Receita Federal e Elza era assistente social, trabalhando para LBA.
Nelson realizou filmes familiares em 9,5mm desde os anos 1940, inicialmente numa câmera Pathé Baby. Possuía também um projetor Pathé Baby para exibir seus próprios filmes que registravam batizados e aniversários dos filhos, assim como comédias americanas silenciosas.
Posteriormente, Nelson passou a utilizar uma câmera 16mm, através do qual filmou até, pelo menos, os anos 1960. Registrou diversos eventos familiares, como viagens para a casa de veraneio de seu cunhado, Celso (irmão de Maria Elza), em Cabo Frio, assim como os primeiros anos de seus netos.
Texto de Rafael de Luna Freire. Fotos e informações fornecidas por Álvaro Veiga.
Nelson, à esquerda, sua esposa e sua família Maria Elza sentada à direita e sua família Nelson e Maria Elza nos anos 1970