A coleção de equipamentos audiovisuais históricos do LUPA conta com mais de trezentos itens, que podem ser vistos na base de dados da coleção. Desde a criação do LUPA, o laboratório recebeu doações tanto de filmes amadores quanto de equipamentos como câmeras e projetores nos quais esses filmes foram filmados e exibidos. Além disso, o LUPA teve como um de seus objetivos iniciais organizar o acervo de equipamentos considerados “obsoletos” do curso de cinema da UFF e que não tinham mais uso corrente, tanto para a produção e exibição de filmes em película quanto em vídeo analógico.
O trabalho de organização da coleção recebeu um impulso por ocasião de duas exposições de equipamentos ocorridas no Festival de Cinema do BRICS, realizado em Niterói, em 2019. Vários equipamentos foram restaurados especialmente para as exposições e a base de dados começou a ser feita num trabalho coordenado por uma museóloga contratada.
A coleção continou recebendo doações importantes nos últimos anos, podendo ser destacadas: os dois projetores 35mm que funcionaram durante décadas no Cine Arte UFF e, antes dele, no Cine Cassino, doadas por ocasião da reforma e digitalização da sala de cinema; as câmeras fotográficas e cinematográficas que pertenceram ao fotógrafo, montador e restaurador Francisco Moreira, doadas ao LUPA por sua viúva; os aparelhos, peças e documentos pertencentes a Mega Filmes, empresa de aluguel de equipamentos cinematográficos do fotógrafo Jorge Veras, que foram doados pelo próprio, graças à intermediação do diretor de fotografia Luiz Antonio Mendes; os equipamentos cinematográficos utilizados entre os anos 1940 e 1980 pelo cineasta Isaac Rozemberg, doados pela sua filha, Reizi; as câmeras cinematográficas e demais aparelhos utilizados na realização de filmes técnicos e familiares pelo Dr. Altamiro Vianna, falecido professor da Faculdade de Medicina da UFF, doados pelo seu neto, Arnaldo Vianna Carvalho; e os aparelhos históricos reunidos pelo professor e preservador audiovisual Rubens Ribeiro.