O bancário carioca Yago da Silva Gomes, funcionário do Banco do Brasil nascido em seis de maio de 1916, comprou no fim dos anos 1950 uma câmera filmadora Lumicon 8mm. Com sua esposa Elba Albuquerque da Silva Gomes, professora primária nascida em 1924, e os filhos, na época estudantes, Lucio Yago (1948), Marcio Arnaldo (1950) e Mauro Vitor (1955), a família filmava viagens, amigos e eventos importantes na vida da família e da cidade.
No acervo cedido ao LUPA por Márcio Arnaldo para digitalização e preservação, há registros do Carnaval carioca no centro do Rio de Janeiro e na Tijuca, cenas da família e de personagens populares na praia de Copacabana, como um vendedor de mate e biscoitos Globo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e ainda no município de Penedo, nos anos 1950 e 1960. Além disso, uma constante nos filmes é a região de Pedras Ruivas, em Paty do Alferes, onde eles costumavam frequentar casas de amigos e, em 1963, adquiriram um casa de veraneio própria.
A câmera era revezada entre os cinco, sendo possível identificá-los dentro e fora de cena. Depois de revelados, os filmes eram exibidos na casa da família ou de amigos, em reuniões com a presença de adultos e crianças.
A coleção Márcio Arnaldo, composta de filmes familiares 8mm, foi doada ao LUPA em 2023.