APEX Rio 2018 – Audiovisual Preservation Exchange (MIAP-NYU)

Através da iniciativa do LUPA-UFF, o Brasil sediou, em 2018, pela primeira vez, o APEX – Audiovisual Preservation Exchange, promovido pelo Mestrado em Preservação Audiovisual da New York University (MIAP-NYU). Trata-se de um programa de intercâmbio que desenvolve a colaboração internacional e o diálogo acadêmico no campo do patrimônio audiovisual. Realizado anualmente desde 2008 em diferentes países da África, Europa e América do Sul, o APEx foi realizado no Rio de Janeiro e em Niterói, entre os dias 4 e 15 de junho de 2018, em parceria com o Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF), e em colaboração com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ) e o Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF).

Antes do início do APEx-Rio 2018, foi realizado na Cinemateca do MAM-RJ, nos dias 2 e 3 de junho, o Encontro APEx X. O evento reuniu participantes e organizadores das edições anteriores do APEx na América Latina (Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia), além dos arquivos participantes da edição do APEx no Brasil. Além de avaliar o papel do APEx no desenvolvimento das atividades de preservação audiovisual nas instituições que receberam esse programa nos últimos anos, foram debatidas propostas e projetos que permitam ampliar a comunicação, integração e diálogo entre instituições latino-americanas detentoras de acervos audiovisuais.

O APEx-Rio consistiu em ações realizadas nos acervos da Cinemateca do MAM-RJ, AGCRJ e CTAv, além de oficinas e seminários promovidos por professores e alunos do MIAP-NYU e convidados de arquivos participantes. A realização do APEx foi fundamental para o impulso nas atividades do LUPA.

A programação completa do APEx-Rio 2018 pode ser vista aqui.

No último dia do APEx Rio 2018, o vice-reitor da UFF, prof. Antônio Claudio, assinou um termo de cooperação no campo da preservação audiovisual com a NYU, representada pela diretora do MIAP, profa. Juana Suarez, com o objeto de dar prosseguimento à parceria consolidada no evento.

O diretor do IACS, Kléber Mendonça, o professor da NYU, Bill Brand, o coordenador do LUPA-UFF, Rafael de Luna, a diretora do MIAP-NYU, Juana Suarez, o professor da NYU, Howard Besser, e o vice-reitor da UFF, Antônio Claudio.
Plateia da Sala Interartes, no IACS-UFF, no debate “Questões Atuais na Preservação Digital”
A palestrante Pamela Vízner (AV Preserve) no debate “Questões Atuais na Preservação Digital”, no IACS-UFF.
Fotografia com os participantes no encerramento do Encontro APEx X, na Cinemateca do MAM.
Bill Brand e Salvi Vivancos trabalhando na Cinemateca do MAM durante o APEx Rio 2018
Aluna da UFF filma com uma câmera Super 8 no “Workshop de Bitolas Estreitas”, no IACS-UFF.