A principal ocupação de Carlos Fonseca (MG, 1930 – RJ, 2006) foi a de crítico cinematográfico profissional, trabalhando dos anos 1950 aos anos 2000 em diversos jornais e revistas cariocas, como A Noite, Correio da Manhã, Filme Cultura, Jornal do Brasil, O Globo, Manchete, entre outros.
Esta base de dados apresenta a catalogação do conjunto de fotografias e comunidades de imprensa (press releases) de filmes brasileiros da coleção Carlos Fonseca. Esssa coleção é composta por um amplo e variado conjunto de documentos e foi doada, em 2016, ao LUPA-UFF, pela família de Fonseca, através da iniciativa do prof. Rafael de Luna Freire. A coleção encontra-se atualmente depositada na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
As fotografias e comunicados de imprensa relativos a filmes estrangeiros reunidos por Carlos Fonseca foram incorporados ao acervo da Cinemateca do MAM. Já as fotografias e comunicados de imprensa relativos ao cinema brasileiro foram organizadas e catalogadas separadamente, através do projeto de Iniciação Científica da UFF, coordenado pelo Prof. Rafael de Luna Freire, intitulado “Coleção Carlos Fonseca: Análise de uma documentação inédita sobre a história do cinema brasileiro”.
Essa coleção reúne mais de 3 mil fotografias e quase 1 mil comunicados de imprensa, relativos a filmes lançados entre 1919 a 1979, embora concentrado em produções realizadas a partir dos anos 1950, quando Fonseca começou a atuar profissionalmente na imprensa. As imagens de filmes anteriores a esse período geralmente são resultado de relançamentos ou reportagens históricas. Um dos destaques da coleção são os comunicados de imprensa, que traziam informações destinadas a subsidiar os jornalistas na divulgação do lançamento, com diferentes formatos, às vezes seguindo um padrão visual da distribuidora. A coleção traz uma grande variedade de títulos, tanto comerciais quanto autorais, de longas-metragens, mas também de curtas-metragens. Há materiais, inclusive, de filmes que não chegaram a ser concluídos ou lançados, mas enviaram notícias e fotos para a divulgação pela imprensa de seu processo de produção.
Alguns exemplares de fotografias e comunicados de imprensa coleção foram digitalizados e estão acessíveis para consulta na própria base de dados. A consulta direta à coleção deve ser solicitada junto à Cinemateca do MAM. O uso dos documentos segue as diretrizes do acervo do LUPA.
Na base de dados, você pode fazer pesquisa por qualquer palavra através do campo com uma lupa à direta. Ela está organizada pelo nome do diretor do filme em ordem alfabética, mas ela pode ser reorganizada através dos botões para “Filtrar” e “Ordenar” os dados. Para visualizar o catálogo em página inteira, clique no botão mais abaixo, “View larger version”.