Este projeto foi dedicado a avançar na pesquisa, organização e catalogação da coleção documental de Carlos Amaral da Fonseca (MG, 1930- RJ, 2006), que havia sido doado à UFF e depositado na Cinemateca do MAM, em 2016. Inicialmente, a coleção passou por uma organização primária feita pelos graduandos em cinema da UFF através de duas disciplinas optativas oferecidas pelo Prof. Rafael de Luna Freire na própria Cinemateca do MAM.
Realizada essa primeira etapa de tratamento e separação do acervo, o prof. Rafael de Luna apresentou um projeto de Iniciação Científica, aprovado no edital PIBIC / CNPq/ UFF 2018/2019, com o objetivo de aprofundar a catalogação e análise do acervo, cujos documentos trazem informações e reflexões fundamentais para a melhor compreensão de diversos aspectos pouco estudados da história do cinema brasileiro dos anos 1950, 1960, 1970 e 1980. O projeto foi realizado pela discente Natália Teles da Silva.
Um dos resultados da pesquisa incluiu a produção do artigo “Carlos Fonseca e o cinema conservador carioca”, de Rafael de Luna Freire e Natália Teles da Silva Fróes, publicado em Eco-Pós, v.23, n.1, 2020.
O projeto foi reapresentado e selecionado novamente no edital PIBIC / CNPq/ UFF 2019-2020, sendo conduzido pela discente Beatriz Leal, depois substituída por Cintya Ferreira Mendes. Infelizmente, o trabalho de catalogação do acervo foi interrompido pela pandemia da COVID-19, sendo então redirecionado para o tratamento das informações que permitiu o trabalho remoto.
Posteriormente, a pesquisa no acervo resultou no artigo de Rafael de Luna Freire, “Cópias de filmes e salas de exibição, cineclubes e cinematecas: o caso do Centro de Cultura Cinematográfica (1956-1957)”, Faces da História, v.9, n.1, 2022.