Coleção Francisco Moreira – acervo bibliográfico sobre fotografia e cinema

Francisco Sérgio Moreira (1950-2016) foi fotógrafo, montador e restaurador, além de cinéfilo. Estudou cinema na UFF entre os anos 1970 e 1980, seguindo carreira como montador de longas-metragens e conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. No início da década de 2000, ao sair da Cinemateca do MAM, foi o responsável pela criação do Laboratório de Restauração de Filmes da Labocine, onde, ao longo de quinze anos, restaurou dezenas de clássicos do cinema brasileiro. Foi o principal restaurador de filmes do Brasil e era o maior especialista em processos fotoquímicos em atuação no país.

Chico Moreira e Rafael de Luna na Labocine, em 2014 (fotografia de Daniel Paes)

Chico Moreira, como era mais conhecido, faleceu em 2016. Por sugestão do professor Marcos Mendes (UnB), amigo pessoal de Chico, no início de 2018, o professor Rafael de Luna Freire, coordenador do LUPA-UFF, entrou em contato com a sua viúva e filho único, Auridéa Cunha Moreira e Daniel Cunha Moreira, sabendo do interesse em doar a biblioteca pessoal de Chico para a universidade onde ele estudou. 

O professor visitou a biblioteca, alocada num cômodo da casa onde Chico morou, no bairro de Itaipu, em Niterói, percebendo sua importância e amplidão, com milhares de livros e periódicos, nacionais e estrangeiros, sobre fotografia e cinema. 

Biblioteca pessoal de Chico Moreira em sua residência, em 2018. Fotografia de Rafael de Luna Freire.

A generosidade da família tornou realidade a doação. Em julho de 2018, numa parceria do LUPA com a Biblioteca Central do Gragoatá (BCG) e a reitoria da UFF, foi assinado um termo de doação da biblioteca para a UFF. 

Em 18 de outubro de 2019, com o apoio da Pró-reitoria de  Administração (PROAD), a Coleção Chico Moreira foi embalada e levada de Itaipu para a Biblioteca Central do Gragoatá, num mutirão que contou com a participação de professores e alunos do LUPA.

A partir de então a Coleção Chico Moreira começou a ser organizada pela equipe do LUPA e da BCG. O acervo reunia materiais variados e a equipe do LUPA participou da sua seleção. Documentos pessoais (diplomas, fotografias, certificados etc.) foram devolvidos à família enquanto outros materiais não bibliográficos (catálogos de produtos, manuais e plantas de equipamentos, documentos fotocopiados etc.) foram organizados e depositados em comodato pelo LUPA-UFF na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Chegando a sua configuração final, reunindo livros e periódicos, a Coleção Chico Moreira começou a ser higienizada e catalogada pela equipe responsável da BCG-UFF, liderada por Thiago Assis e Andrea Mazzo da Costa.

Entretanto, não havia ainda recursos para compra das estantes e outros materiais necessários para disponibilização da coleção ao público. Em novembro de 2018 os professores Rafael de Luna Freire e João Luiz Vieira formataram o projeto “Organização e disponibilização da Coleção Chico Moreira” para levantar esses recursos, apesar da crise orçamentária das universidades federais. O reitor Antônio Cláudio da Nóbrega mostrou-se sensível ao projeto, mas não havia dinheiro naquele momento.

Outras instituições foram buscadas em busca de parceria, mas não obtivemos sucesso.

Praticamente um ano depois, em dezembro de 2019, graças a recursos obtidos pela universidade através da realização do 4º Festival de Cinema do BRICS pelo Departamento de Cinema e Vídeo, e com o apoio fundamental da reitoria da UFF, foram finalmente empenhados os recursos para a compra das estantes, bibliocantos e tarjas magnéticas necessários para a disponibilização da Coleção Chico Moreira para o público da Biblioteca Central do Gragoatá. Em fevereiro de 2020, as doze estantes novas, compradas pelo valor de R$ 16.800,00, foram finalmente entregues na Biblioteca Central do Gragoatá. 

Devido à pandemia, a fase final de catalogação se estendeu mais do que o previsto. O trabalho foi concluído em fins de 2022. Em 9 de fevereiro de 2023 a coleção foi oficialmente inaugurada, com a presença do prof. Rafael de Luna, de Mauro Domingues, amigo de Chico, e sua viúva, Deá.

Serviço

A Coleção Francisco Moreira está localizada na Biblioteca Central do Gragoatá, no campus do Gragoatá da UFF, em São Domingos, Niterói. Seu catálogo pode ser acessado pela plataforma Pergamum da UFF. A Coleção Francisco Moreira possui aproximadamente 856 livros e 178 títulos de periódicos que contam com aproximadamente 11.000 fascículos, se constituindo numa referência obrigatória para as pesquisas sobre fotografia e cinema no Brasil.

Já a coleção Francisco Moreira de catálogos e prospectos pode ser consultada na Cinemateca do MAM. Além dos itens bibliográficos, também foram doados ao LUPA equipamentos fotográficos e cinematográficos pertencentes ao Chico que foram incorporados ao acervo do laboratório.

  

Sites de projetos

Skip to content