Histórico:
Criado em 1968, o Curso de Cinema da UFF iniciou a sua produção audiovisual com o curta Escola de comunicação (1972), dirigido pelo prof. Miguel Freire, com os alunos em sua equipe técnica, entre eles, Tizuka Yamakazi, Lael Rodrigues, Nuno César Abreu e Hilda Machado.
Até 2016, a produção audiovisual do Curso de Cinema e Audiovisual da UFF contabilizou 772 curtas-metragens finalizados e exibidos publicamente, realizados nos mais diferentes suportes (35mm, 16mm, Super 8mm, Betacam, VHS, S-VHS, MiniDV, HDCam, Digital etc.)
O vínculo entre o Curso de Cinema e a área de preservação audiovisual materializado na criação do LUPA se refletiu na aquisição da consciência, por parte do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, da importância da preservação do acervo de seu próprio curso.
Historicamente, as cópias e matrizes em película dos filmes produzidos pelo curso de cinema da UFF eram depositadas em instituições de guarda audiovisual sediadas no Rio de Janeiro, como a Cinemateca do MAM, o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e o Arquivo Nacional. Mas a tecnologia digital, além de resultar num aumento no número de filmes produzidos no curso de cinema da UFF, trouxe novos desafios para sua preservação.
A partir de 2017, com a criação de um sistema de reserva de equipamentos audiovisuais do Departamento de Cinema e Vídeo (http://www.cinemauff.com.br), as informações sobre todos os projetos realizados no curso passaram a ser registrados numa base de dados.
Em seguida, o LUPA desenvolveu o projeto Filmografia completa do curso de cinema da UFF (1972-2016) para reunir dados detalhados de toda a produção realizada até aquela data. O projeto com financiamento do CNPq foi realizado entre 2018 e 2021, mas a atualização da filmografia se tornou uma ação permanente do LUPA, que se tornou responsável institucionalmente pela preservação da produção audiovisual do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF.
Através da base de dados dos filmes do curso de cinema da UFF você pode ter acesso a informações sobre os filmes como também assistir a dezenas desses filmes através de links disponíveis na própria base.