Através de uma parceria com a Afinal Filmes, o LUPA recebeu matrizes digitais de filmes brasileiros silenciosos que disponibilizamos gratuitamente para visionamento público, colaborando para a divulgação da memória do cinema brasileiro. As cópias digitais vieram de películas 35mm em nitrato e representam imagens preciosas do Estado do Rio de Janeiro entre as décadas de 1920 e 1940, atendendo ao objetivo do LUPA de preservar e promover o audiovisual fluminense.
Os filmes são:
Grandes fazendas do Estado do Rio
Uma típica “cavação” dos anos 1920, que aborda os negócios do Coronel Abilio Marcondes de Godoy, prefeito de Resende e maior agricultor da região. Não há indicação do realizador do filme, mas possivelmente foi realizado por Alberto Botelho. Duração: 9 min.
Excursão Presidencial à Fazenda Santa Clara no Rio
Filme de atualidade que retrata a visita do presidente do Brasil, Washington Luís, à cidade de Valença, no sul do Estado do Rio de Janeiro, onde é recebido pelo Coronel Cardoso, o “rei do café do Estado do Rio”. Como é evidenciado pelos intertítulos, trata-se de uma produção da empresa Botelho & Neto, de Alberto Botelho e José Alves Netto, realizada em algum momento entre 1926 e 1930. Duração: 9 min.
Governador Amaral Peixoto inaugurando obras em Três Rio, RJ
Reportagem cinematográfica que retrata a visita do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Ernâni do Amaral Peixoto, à cidade de Três Rios. Tratam-se de imagens silenciosas, sem intertítulos, realizadas entre o final dos anos 1930 e a primeira metade dos anos 1940. Duração: 5 minutos.