O projeto de pesquisa “Filmografia do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense: memória, história e preservação“, proposto pelos professores Rafael de Luna Freire e João Luiz Vieira, a ser desenvolvido no LUPA, foi selecionado no edital Universal CNPq 2018.
O projeto consiste na compilação inédita da filmografia completa da produção audiovisual do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense, em seus cinquenta anos de história. Trata-se de reunir as principais informações (título, ficha técnica, sinopse etc.) de toda a produção audiovisual docente e discente de um dos mais importantes cursos de cinema do Brasil. Além disso, o projeto irá disponibilizar pelo menos 50 títulos dessa filmografia, em sua maioria curtas-metragens, para visionamento gratuito online. O resultado do projeto será uma base de dados de livre acesso no site do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF.
O financiamento do CNPq será utilizado para o pagamento de três alunos bolsistas (PIBIC e Apoio Técnico) e para a compra de equipamentos para a realização do projeto.

Sites de projetos