Encontro de Preservação Audiovisual do BRICS

O Encontro de Preservação Audiovisual do BRICS foi uma das novidades criadas para a quarta edição do Festival de Cinema do BRICS, introduzindo o tema da salvaguarda da memória do cinema nas discussões do evento. A proposta original da curadoria do prof. Rafael de Luna Freire foi mantida: reunir durante os três dias do Encontro pelo menos dois representantes de cada país do BRICS, um da cinemateca nacional e o segundo de uma outra instituição. Desse modo, foi possível ampliar o diálogo para além das instituições oficiais e ter uma visão mais ampla e diversa do contexto da preservação audiovisual no Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. A programação foi pensada de modo que os dois dias iniciais ocorressem sob a forma de mesas de apresentações, enquanto o terceiro teria debates sobre projetos e parcerias futuras elaborados a partir das discussões prévias. Os três dias de encontro abertos ao público, realizados no Reserva Cultural, em Niterói, foram seguidos por um quarto e último dia, para reunião de trabalho para convidados no hotel do evento, e visita a instituições locais.

A programação final do Encontro de Preservação Audiovisual do BRICS foi a seguinte:

Primeiro dia, 30/09

• Apresentação do evento pelo curador Rafael de Luna Freire
  • Mesa 1: Cinematecas do BRICS
    • Nikolay Malakov, diretor do Gosfilmofond, Rússia
    • Joseph Dlamini, representante do National Film, Video, and Sound Archives, África do Sul.
    • Mediador: Carlos Roberto de Souza, presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, ABPA
  • Mesa 2: Cinematecas do BRICS
    • Prakash Magdum, diretor do National Film Archive of India
    • Zuo Ying, restaurador do China Film Archive.
    • Olga Futemma, gerente de acervo da Cinemateca Brasileira
    • Mediador: Carlos Roberto de Souza

Segundo dia, 1/10

• Mesa 3: Conhecendo-nos melhor
    • Shi Chuan, professor do Shanghai Theatre Academy, China
    • Ashish Rajadhyaksha, professor do Centre for the Study of Culture and Society, Índia
    • Mediador: Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
  • Mesa 4: Conhecendo-nos melhor
    • Martin Botha, professor da University of Cape Town, África do Sul
    • Peter Bagrov, curador de imagens em movimento do George Eastman Museum, Estados Unidos
    • Mediador: Hernani Heffner

Terceiro dia, 2/10

• Mesa 5: Parcerias futuras
    • Prakash Magdum (National Film Archive of India)
    • Olga Futemma (Cinemateca Brasileira)
    • Joseph Dlamini (National Film, Video, and Sound Archives)
    • Zuo Ying (China Film Archive)
    • Nikolay Malakov (Gosfilmofond)
    • Mediadora: Juana Suárez, diretora do MIAP-New York University.
  • Mesa 6: Desafios comuns
    • Ashish Rajadhyaksha (Centre for the Study of Culture and Society)
    • Peter Bagrov (George Eastman Museum)
    • Carlos Roberto de Souza (ABPA)
    • Martin Botha (University of Cape Town)
    • Shi Chuan (Shanghai Theatre Academy)
    • Mediadora: Juana Suárez (New York University)

No quarto dia, 3/10, foi realizada uma reunião de trabalho com todos os convidados no hotel oficial do evento, quando foram debatidos projetos concretos. À tarde, o grupo realizou visitas guiadas a três arquivos de filmes na cidade do Rio de Janeiro em transporte providenciado pelo festival e conduzidas por funcionários de cada instituição: Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, Arquivo Nacional e Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM-RJ.

O Encontro contou, portanto, com a participação de 8 convidados internacionais (Ashish Rajadhyaksha, Peter Bagrov, Martin Botha, Shi Chuan, Oleg Bochkov, Prakash Magdum, Joseph Dlamini, Zuo Ying) e 2 convidados nacionais (Olga Futemma e Carlos Roberto de Souza), com passagens e estadias arcadas pelo Festival, além de dois outros convidados internacionais (Juana Suárez e Nikolay Malakov) que vieram custeados pelas suas próprias instituições (New York University e Gosfilmofond, respectivamente).

Os três primeiros dias do encontro foram abertos ao público, mediante inscrições prévias gratuitas. As 90 vagas abertas foram preenchidas.

O público presente em cada dia foi estimado em cerca de 50 pessoas, incluindo profissionais que vieram de outros estados e até de outros países da América Latina.

Os alunos da disciplina “Preservação, Restauração e Políticas de Acervo Audiovisuais II”, ministrada pelo prof. Rafael de Luna durante o segundo semestre de 2019, acompanharam o Encontro, realizaram entrevistas com os convidados, e fizeram monografias sobre temas abordados pelo evento.

Leia a seção do catálogo bilíngue do 4º Festival de Cinema do BRICS sobre o Encontro de Preservação Audiovisual