Filmografia do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense: memória, história e preservação (Universal CNPq 2018-2021)

O projeto “Filmografia do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense: memória, história e preservação” foi proposto pelo Prof. Rafael de Luna Freire e aprovado no Edital Universal CNPq 2018 (Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa A).

O projeto teve objetivo de realizar a compilação inédita da filmografia completa da produção audiovisual do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense, de modo a resgatar e disponibilizar o conjunto da produção audiovisual em película e suportes digitais realizada pelos docentes e discentes do curso de Cinema e Audiovisual da UFF.

A equipe do projeto foi formada pelos graduandos do curso de cinema e audiovisual da UFF, Vinícius Curvelo e Laura Batitucci, bolsistas de Iniciação Científica e Apoio Técnico sob a orientação do prof. Rafael de Luna Freire. O projeto foi concluído em 2021.

O projeto resultou ainda na publicação de um artigo científico:

FREIRE, Rafael de Luna; PENIDO, Laura Batitucci Costa; GUARISA, Walber Vinicius Curvelo. “Levantamento da filmografia completa do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense: relato de uma experiência”. C-Legenda, v.1, n.40, 2022.

O resultado do projeto, sob a forma de base de dados, pode ser conhecido aqui.

Apoio: