O Lupa, em parceria com a Cinemateca do MAM, realiza o projeto “História Oral da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Em parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em conjunto com o seu projeto Ouvindo Histórias: Depoimentos sobre a Cinemateca do MAM, o Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF), propõe coletar depoimentos sobre a instituição, por intermédio de registro audiovisual, de funcionários, ex-funcionários e frequentadores. A Cinemateca do MAM ocupou e ocupa um papel chave na vida cultural da cidade e do estado do Rio de Janeiro, cuja memória ainda estar para ser registrada de modo mais sistemático. Além disso, a Cinemateca do MAM possui uma tradicional e sólida relação com o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, pois vários alunos e egressos trabalham ou trabalharam nessa instituição ou são seus frequentadores assíduos. Ressaltamos que atualmente o Curso de Cinema e Audiovisual da UFF continua mantendo vínculos com a Cinemateca do MAM, através de atividades e parcerias, como aulas do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF ministradas no espaço da Cinemateca, parte do acervo filmográfico do Curso de Cinema da UFF se encontra ali depositado, assim como acervo de filmes em bitolas estreitas e material documental do crítico Carlos Fonseca, doados ao LUPA-UFF e depositados na Cinemateca, além de sessões do Cineclube Sala Escura, projeto de extensão da UFF, entre outras atividades.

Portanto, o presente projeto de pesquisa, coordenado pelo prof. Fabián Núñez e realizado pela bolsista Ana Elizabeth Gabriel Teixeira, estudante de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da UFF, visa completar uma lacuna do(s) relato(s) histórico(s) da Cinemateca do MAM, a partir do registro audiovisual de funcionários e ex-funcionários que trabalham e trabalharam na instituição. Não descartamos a possibilidade de colher depoimentos de frequentadores, como pessoas que realizaram cursos na instituição ou fizeram uso dos serviços fornecidos pela Cinemateca nos anos 1960 e 1970, como edição de som e montagem. A parceria entre o LUPA-UFF e a Cinemateca do MAM se dá pela realização das entrevistas recolhidas pela equipe da Cinemateca, liderada por Hernani Heffner, e as transcrições e checagem e pesquisa de informações realizadas pelo LUPA-UFF.

Os registros das entrevistas estão sendo disponibilizados pelo canal da Cinemateca do MAM: https://vimeo.com/showcase/ouvindohistorias

E, em breve, será disponibilizado no site da Cinemateca (www.mam.rio/cinemateca) as transcrições dos depoimentos

A proposta, como resultado do presente projeto, iniciado já durante a pandemia do novo coronavírus em 2020, é futuramente editar uma publicação com este material e mais outros a serem realizados sobre a história da Cinemateca do MAM.