Pesquisa e Preservação do Acervo Nahim Miana

O projeto de extensão “Pesquisa e Preservação do Acervo Nahim Miana” é uma parceria entre o LUPA-UFF e a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) para ações de análise e preservação audiovisual dos filmes realizados pelo cineasta doméstico Nahim Miana entre as décadas 1940 a 1970.

Esse convênio, firmado em maio de 2022, é o primeiro que expande as atividades do LUPA para uma conjuntura interestadual: Rio de Janeiro e Minas Gerais. A partir dele, 34 rolos de películas cinematográficas nos formatos 8mm e 16mm foram levados, em junho de 2022, da Funalfa, em Juiz de Fora (MG), para o Laboratório, em Niterói (RJ).

Filho de imigrantes sírio-libaneses, Nahim Miana nasceu em 1922, em Santos Dumont (MG). Ainda criança se mudou para Juiz de Fora (MG). Nessa cidade, morou o restante da vida e atuou como dono de malharia e professor de inglês. Nahim filmava por hobby, para que os registros fossem projetados no ambiente doméstico para a visualização de parentes e amigos próximos. Nas sequências tomadas por ele, cenas do cotidiano familiar, eventos sociais, culturais, esportivos e religiosos, além de passeios e viagens para várias localidades do Brasil e exterior.

Os rolos de película cinematográficas foram doados para a Funalfa no ano 2000, pouco antes da morte de Nahim. E o que se verificou com a presente pesquisa é que eles não passaram por uma gestão documental eficiente ao logo dos 22 anos em que estiveram na instituição, o que gerou dados escassos, incompletos, incertos e/ou inexistentes.

Vanessa Rodrigues celebrando o convênio entre a UFF e a Funalfa
Vanessa Rodrigues examinando as latas do acervo de Nahim Miana transportadas para exame no LUPA-UFF.

A fim de proteger os rolos, que são cópias únicas, ao longo de nove meses (de julho de 2023 a abril de 2024), foram realizados no LUPA os trabalhos de higienização, análise do conteúdo, substituição/inserção de pontas de proteção, emendas, descrição de informações contidas na materialidade das tiras cinematográficas, inspeção física do grau técnico de deterioração do material, inventário de danos (como abaulamento, descoramento, riscos, perda de emulsão), medição da acidez e troca das latas de metal por estojos plásticos, que são embalagens mais propícias à preservação.

Entre outras situações, compiladas no “boletim de incorporação ao acervo”, foram constatadas que 91% da coleção apresenta “síndrome do vinagre” (considerada a forma de degradação mais prejudicial para os rolos de acetato) e que cerca de 76% do conjunto manifesta indícios de microrganismos (fungo e bolor) destruidores das imagens, o que evidencia a necessidade de maiores cuidados para a sobrevida das películas.

A revisão manual fotograma a fotograma em mesa enroladeira também demonstrou a presença de trechos de películas coloridas entre os rolos 16mm, refutando a antiga catalogação e o telecine da Funalfa, os quais apontavam que os filmes de Nahim Miana realizados nesse formato eram monocromáticos (preto e branco/p&b). Como os processos de degradação são diferentes, no âmbito desta pesquisa, os rolos com fragmentos coloridos e p&b emendados tiveram suas partes separadas. Assim, os 34 rolos do conjunto se desmembraram em 59.

Para evitar a volta recorrente aos rolos, o que poderia causar danos físicos ao material, todo o processo de revisão foi fotografado. Esses registros iconográficos, que são bastante incomuns nos arquivos de filmes domésticos, além de permitirem avaliar visualmente os danos detectados, poderão ser úteis para o acompanhamento futuro da vida e comportamento das películas ao longo dos anos.

As ações citadas acima também deram origem à tese “Coleção Nahim Miana: um estudo sobre a preservação de um conjunto de filmes domésticos”, defendida em abril de 2024 pela egressa do doutorado do PPGCINE-UFF, Vanessa Rodrigues, sob orientação do professor e coordenador do LUPA, Rafael de Luna Freire. Além do estudo da vida arquivística das películas, a tese também resultou na primeira catalogação integral e detalhada de todos os rolos da coleção.

O convênio entre LUPA e Funalfa tem o prazo de 36 meses. Logo, termina em junho de 2025. A intenção é que a parceria entre as instituições seja ampliada, a fim de que as películas permaneçam na reserva técnica do Laboratório com as condições de temperatura e umidade recomendadas para a melhor salvaguarda delas.

De 2022 a 2024, o projeto também digitalizou 5 rolos da coleção. Espera-se que em uma possível nova etapa do convênio, o próximo passo seja a digitalização do restante do acervo e a criação de uma espécie de repositório digital para promover o acesso e a difusão dos filmes e das informações sobre eles, além de contribuir com os debates em torno da preservação audiovisual e do cinema doméstico como parte da história e historiografia do cinema.

O projeto de extensão “Pesquisa e Preservação do Acervo Nahim Miana” é conduzido pelo coordenador do LUPA, Rafael de Luna Freire, e pela egressa do doutorado do PPGCINE-UFF, Vanessa Rodrigues.

Banca de defesa de tese de Vanessa Rodrigues, no PPGCine-UFF, em 2024.

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