Pesquisa e Preservação do Acervo Nahim Miana

O projeto de extensão “Pesquisa e Preservação do Acervo Nahim Miana” é uma parceria entre o LUPA-UFF e a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) para ações de análise e preservação audiovisual dos filmes realizados pelo cineasta doméstico Nahim Miana entre as décadas 1940 a 1970.

Esse convênio, firmado em maio de 2022, é o primeiro que expande as atividades do LUPA para uma conjuntura interestadual: Rio de Janeiro e Minas Gerais. A partir dele, 33 rolos de películas cinematográficas nos formatos 8mm e 16mm foram levados, em julho de 2022, da Funalfa, em Juiz de Fora (MG), para o Laboratório, em Niterói (RJ). Desde então, começaram os trabalhos de higienização, análise do conteúdo das filmagens, substituição de pontas, emendas, descrição de informações contidas nas bordas dos filmes, inspeção física do grau técnico de deterioração do material, catalogação, medição da acidez e troca dos estojos de armazenamento.

Filho de imigrantes sírio-libaneses, Nahim Miana nasceu em 1922, em Santos Dumont (MG). Ainda criança se mudou para Juiz de Fora (MG). Nessa cidade, morou o restante da vida e atuou como industrial e professor de inglês. Nahim filmava por hobby, para que os registros fossem projetados no ambiente doméstico para a visualização de parentes e amigos próximos. Nas sequências tomadas por ele, cenas do cotidiano familiar, eventos sociais, culturais, esportivos e religiosos, além de passeios e viagens para várias localidades do Brasil e exterior. Os rolos de filmes foram doados para a Funalfa no ano 2000, pouco antes da morte de Nahim, porém, não há na instituição equipe e recursos focados nos trabalhos de preservação audiovisual, além de haver escasso conhecimento e publicização sobre esse cineasta doméstico e suas produções.

A fim de proteger esses rolos, que são cópias únicas, e dar acesso às filmagens, terminada a etapa de ações citada acima, o próximo passo é a digitalização do acervo.

O projeto é conduzido pelo coordenador do LUPA, Rafael de Luna Freire, e pela doutoranda do PPGCINE-UFF, Vanessa Rodrigues, que pesquisa esse acervo no âmbito do seu Doutorado.

Vanessa Rodrigues celebrando o convênio entre a UFF e a Funalfa
Vanessa Rodrigues examinando as latas do acervo de Nahim Miana transportadas para exame no LUPA-UFF.

Sites de projetos

Skip to content