Preparação e precauções para o Dia do Filme Doméstico

Tudo que é preciso verificar antes da exibição e projeção de filmes familiares.


Baseado nas diretrizes originalmente compiladas por Leo Enticknap. Traduzido para o site do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil (LUPA-UFF) por Gabriel Ferreira, Laura Batitucci e Rafael de Luna.


Examine todos os filmes cuidadosamente antes da projeção. Não tente projetar um filme, sob quaisquer circunstâncias, se:

Houver encolhimento significativo
Se você não possuir uma régua de medição de encolhimento, faça uma você mesmo. Pegue um pedaço de ponta de película (transparente, sem emulsão) de cada bitola com, no mínimo, 20 fotogramas de comprimento, e cole-a na sua mesa de revisão. Alinhe, então, uma perfuração da película em revisão com a primeira perfuração de sua régua. Se a última perfuração de sua régua não estiver mais alinhada com a película, é porque houve encolhimento discernível e a projeção passa a ser considerada arriscada. Procure por encolhimento no início, no meio e no final do rolo, pois um rolo rebobinado de forma irregular ou uma ponta deteriorada no início ou final do rolo pode fazer com que o filme encolha mais ou menos em partes específicas.

O material parecer quebradiço ou abaulado
O abaulamento é evidente desde o primeiro exame visual – o filme fica visivelmente curvo, se enrola de forma incontrolável quando esticado ou não permanece reto e plano nem quando enrolado. Frequentemente identificamos um filme quebradiço pela presença de pedacinhos de película na própria lata ou estojo, ou por rachaduras nas bordas das perfurações ou espalhadas sobre os fotogramas. Procure identificar se o filme está quebradiço dobrando cuidadosamente um pedaço da ponta; o filme quebradiço irá se partir ou rachar, enquanto um filme em bom estado ficará vincado, mas intacto.

Houver algum dano nas perfurações
Danos nas perfurações podem aparecer como perfurações forçadas, rasgadas ou rompidas. Segurar com cuidado as bordas da película, com luvas de algodão, e rebobinar devagar o rolo vai te ajudar a identificar 90% dos danos nas perfurações.

Houver dano significativo nas bordas
Projetores de carregamento automático (auto-loading) mal alimentados, carretéis amassados, ou mau manuseio dos filmes podem danificar as bordas da película, especialmente nas pontas dos rolos ou perto das emendas. Procure por vincos longitudinais ao longo das perfurações, bordas raspadas ou mastigadas, com entalhes ou rachaduras. Tudo isso pode contribuir para travar o equipamento, ou pode iniciar um dano pior mais à frente na projeção. Substitua todas as pontas que apresentarem danos nas bordas.

Houver tira de som magnético desgrudando ou oxidada
Isso também pode ser detectado em uma rápida inspeção visual, notando-se pó de ferrugem na lata ou estojo. Às vezes, filmes com tiras magnéticas ficam melados e grudentos, dificultando o desenrolar da película. Se isso ocorrer, pare imediatamente de desenrolar a película e aconselhe o dono do filme a procurar assistência de um laboratório cinematográfico qualificado. E não tente projetar filme com banda de som magnético em um projetor sem o devido leitor de som. Garanta que todos os filmes estejam preparados para a projeção.

Não poupe pontas!
Uma quantidade suficiente de ponta deve ser emendada ao início do rolo para garantir que nenhum fotograma do filme seja arriscado no processo de inserção do filme no projetor. Você deve ter ponta suficiente para que o projetor alcance sua velocidade máxima antes que as imagens do filme entrem no mecanismo, o que significa cerca de 1,5 metro de ponta para 8mm e Super 8mm e entre 2,5 e 3 metros de ponta para 16mm. Pontas são baratas, e podem salvar seu filme.

Cheque uma vez, cheque outra vez, para garantir que toda emenda estejam OK.
Examine e, quando necessário, repare todas as emendas. Isso é especialmente importante com filmes amadores, que frequentemente incluem emendas amadoras. Teste as emendas de cola ao gentilmente torcer o filme na junção; se houver sinais de separação dos dois pedaços de filme, solte-a com cuidado, remova o resíduo de cola e substitua por uma emenda de fita. Todas as emendas de fita devem ser checadas para garantir que as perfurações estejam desobstruídas e que pedaços de fita não estejam “vazando” das bordas.

Use carretéis apropriados
Se você está trabalhando com material em 8mm, não projete utilizando os estojos pequenininhos de plástico nos quais os filmes geralmente voltam do laboratório: passe o filme, com ponta suficiente, para um carretel apropriado antes de projetar. Se o filme está em um carretel que está amassado ou tem as bordas ásperas, descarte-o e substitua-o. Tenha certeza que você está usando o carretel certo para o seu formato: os carretéis de Super 8mm têm buracos maiores no eixo, e carretéis de 8mm têm buracos menores. Isso é especialmente importante quando você está usando um projetor do tipo conjugado (dual-8) para projetar os dois formatos – se seu filme estiver no carretel incorreto, você pode se esquecer de trocar seu projetor para a configuração correta, e, desta maneira, facilmente destruir o filme (apesar de que, se você tiver feito tudo certo, você vai ter uma grande ponta no início e irá destruir apenas ela!). Além disso, tenha certeza de que está utilizando o carretel de tamanho correto. Não tente utilizar um carretel de 120 metros para um filme de 140 metros de comprimento – na dúvida, utilize sempre o carretel maior.

Use o equipamento o mais gentil disponível
Evite usar projetores com alimentação automática, se possível. Até a menor falha em um mecanismo de alimentação automática pode causar grave dano ao filme (eles não são conhecidos como “trituradores” à toa!). Se você tiver uma mesa de visionamento ou enroladeira disponível, utilize-as para rebobinar os filmes após a projeção, ao invés de fazê-lo no próprio projetor. Rebobinar no projetor demora mais tempo, resulta em uma enrolação menos uniforme, gasta o motor e ainda arrisca desgastar as correias plásticas que podem se romper – todas ótimas razões para que se rebobine sempre à mão. Garanta que seu projetor esteja em perfeitas condições mecânicas antes de projetar. Isso significa que você ou o técnico que faz a manutenção em seu equipamento devem realizar todos os seguintes procedimentos, de acordo com cada caso.

Substitua todas as correias antes do uso e verifique a tensão de alimentação
Se uma correia do motor se romper durante a operação do projetor, isso pode causar sérios danos ao filme. Preste especial atenção à tensão na correia ou na corrente que controla a bobina de alimentação, e em qualquer engrenagem ou engate que controle o mecanismo de alimentação/rebobinagem. A alimentação deve ser ajustada para que puxe o filme firmemente, mas não com muita força, e de forma consistente – tanto com um carretel vazio ou com um carretel com sua capacidade máxima.

Limpe e lubrifique (e limpe novamente)
Remova poeira, sujeira e fiapos de todas as partes da máquina, dentro e fora, prestando atenção especial ao trilho do filme. Utilize ar comprimido para locais de difícil acesso e panos de algodão no exterior do projetor. Se você estiver utilizando álcool ou qualquer outra substância química durante a limpeza, garanta que esperou tempo suficiente antes de projetar, para eliminar a possibilidade de qualquer resíduo contaminar o filme. Se o mecanismo requer lubrificação, aplique óleo em todos os pontos de lubrificação antes do uso, mas tenha certeza de que todo o excesso foi retirado e não vá parar próximo ao filme.

Verifique o tempo do obturador e todas as partes móveis
Na maioria dos projetores de bitola estreita, o tempo do obturador não é um problema, pois ele está ligado diretamente ao motor pelo mesmo eixo que também move as grifas de arraste do filme através de uma engrenagem. Mas se este não é o caso do seu projetor, verifique o tempo do obturador e corrija-o se necessário. Observe a condição de todas as rodas dentadas (use uma lupa ou lente de aumento, caso necessário), para verificar dentes gastos ou ásperos. Confira o alinhamento (e, quando for o caso, a pressão) de todos os componentes da janela e das grifas de arraste do filme. Observe se todos os ventiladores internos (mecanismos de refrigeração) estão funcionando. Por último, faça o teste final do projetor: deixe-o funcionando continuamente por 24 horas com uma ponta em loop. Se algum arranhão, dano de calor ou dano à perfuração for observado ao final deste período, há algo de errado. 24 horas é o suficiente para “alargar” as correias novas, para que elas não se estiquem mais. Desta forma, reajustar a tensão pode ser necessário após o teste.

Somente para projetores sonoros
Se o projetor tem um leitor de banda magnética, limpe-o e desmagnetize-o. Se o projetor tem um recurso para gravar em banda magnética, tente encontrar um jeito de desabilitá-lo (como cortando o fio relativo a ele, por exemplo). Se você está tateando no escuro para operar um projetor que você não conhece bem, você não deseja correr o risco de acidentalmente apagar a trilha sonora de um filme alheio. Lembre-se: diferentemente de fitas cassetes, rolos de filme não têm um dispositivo de “proteção contra regravação”.

Esteja preparado para panes e contratempos
Tenha sempre um conjunto extra de correias, fusíveis, lâmpada para projeção e, quando for o caso, lâmpada de leitor de som ótico, para o dia da projeção. Isso não é exatamente uma recomendação de segurança para o manuseio de filmes (exceto pelas correias, que, se você iniciar a projeção com novas, elas não devem te deixar na mão), mas, se algum desses elementos falhar e você não possuir um substituto, é o fim da sua projeção.

Seja honesto quanto aos riscos de projeção
Mesmo quando você está sendo exageradamente cuidadoso, acidentes podem ocorrer. Antes de projetar qualquer filme alheio, garanta que o dono entenda que o propósito da sua inspeção cuidadosa é minimizar – mas não eliminar – a possibilidade de algo dar errado. Comunique claramente a ele que há riscos envolvidos em projetar filmes em qualquer velocidade, riscos que ele deve pesar em relação aos possíveis benefícios de assistir novamente aos seus antigos filmes de família. Não é uma má ideia fazer com que os donos dos filmes assinem um termo de ciência quanto aos riscos da projeção

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