Preservação, estudo e formação em cinema com a “mão na massa” e em segurança

O projeto “Preservação, estudo e formação em cinema com a ‘mão na massa’ e em segurança: criação de oficina para restauração de equipamentos audiovisuais e para inspeção de filmes ‘avinagrados’ do acervo do LUPA-UFF” consiste na criação de condições físicas adequadas para a constituição, pelo Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF), de uma oficina para manuseio e restauro de equipamentos audiovisuais de seu acervo, e de um espaço adequado para guarda e inspeção física de filmes cinematográficos em estágio avançado de deterioração, normalmente chamados de “avinagrados”. O primeiro objetivo do projeto é permitir não apenas a preservação dessas máquinas históricas, mas a adoção de uma metodologia arqueológica e de “mão na massa” (hands on) para o estudo e difusão da história tecnológica do audiovisual. E o segundo objetivo é criar condições seguras para o trabalho com películas cinematográficas deterioradas de triacetato de celulose, tanto para a salvaguarda do acervo fílmico do LUPA, quanto para a saúde dos professores, técnicos e estudantes que irão lidar com esses documentos audiovisuais nas atividades de formação de técnicos especializados.

Coordenado pelo prof. Rafael de Luna Freire, o projeto foi aprovado no edital: E_13/2023 – Auxílio Básico à Pesquisa (APQ1) – 2023, da FAPERJ, e entrou em execução no início de 2024.