Programa de Formação em Cinema – projeto Memória Audiovisual Fluminense

A partir do lançamento do programa “Niterói, cidade do audiovisual” pela prefeitura de Niterói, em 2017, o Departamento de Cinema e Vídeo da UFF estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Culturas, finalmente materializada num convênio firmado para a viabilização do “Programa de Formação em Cinema”.

Sob a coordenação do prof. Douglas Resende, o programa possuía três projetos, sendo um deles, “Memória Audiovisual Fluminense: formação e preservação audiovisual”, ligado ao LUPA e coordenado pelo Prof. Rafael de Luna Freire.  O convênio que viabilizou o projeto foi finalmente aprovado, assinado e iniciado em 2019, sendo executado pela Fundação Euclides da Cunha (FEC), ligada à UFF. O programa foi concluído em 2022.

Memória Audiovisual Fluminense

O projeto Memória Audiovisual Fluminense, desenvolvido pelo La­boratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF em parceria com a Prefeitura de Niterói, no âmbito do projeto “Formação em Cinema”, teve o objetivo de resgatar antigas imagens em movimento do Estado do Rio de Janeiro e permitir que elas possam ser preservadas e novamente amplamente vistas, através da criação de uma estrutura de digitalização de filmes em bitolas estreitas.

O orçamento desse projeto, de aproximadamente R$ 130.000,00, foi inteiramente utilizado na aquisição pelo LUPA-UFF de uma unidade de digitalização de filmes (scanner) destinada a filmes de arquivo nas bitolas 8mm, 9,5mm e 16mm, com som ótico e magnético, janela molhada, com resolução de até 4K. O scanner HDS+, da empresa holandesa FilmFabriek, foi adquirido em fins de 2019, sendo entregue à UFF em fevereiro de 2020, exatamente um mês antes do início da pandemia da COVID-19, que obrigou ao fechamento temporário das instalações físicas da universidade, incluindo o LUPA.

Scanner em utilização no LUPA, em 2022
(fotografia de Rafael de Luna)

Desse modo, somente no primeiro semestre de 2021 o equipamento pode ser colocado em funcionamento, permitindo a criação da primeira estrutura de digitalização de filmes em uma universidade brasileira.