Versión en español
O encontro “De Sur a Sur”, realizado em Medellín entre os dias 27 de novembro e 7 de dezembro de 2023, foi a primeira oportunidade de trabalho coletivo entre três laboratórios universitários dedicados à memória e preservação audiovisual no Brasil, Colômbia e Uruguai: o Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, em Niterói; o Laboratório de Fuentes Históricas da Universidade Nacional de Colômbia, em Medellín; e o Laboratório de Preservação Audiovisual da Universidade de La República, em Montevideo.
A identificação de desafios similares e trajetórias com objetivos convergentes nos motivou a buscar a continuidade e ampliação dos intercâmbios entre universidades latino-americanas no campo da memória e da preservação audiovisual. Por esse motivo, propusemos a criação da Rede de Memória Audiovisual nas Universidades Latino-americanas, a partir de três propósitos inicias:
- Estimular o potencial específico de cada laboratório e sua capacidade de desenvolvimento através de colaborações no âmbito das universidades latino-americanas.
- Desenvolver a infraestrutura técnica dos laboratórios e ampliar seu papel como produtores de conhecimento em preservação audiovisual através de projetos colaborativos e intercambio de experiencias.
- Ampliar a formação em preservação audiovisual nas universidades latino-americanas.
O anúncio oficial da Rede de Memória Audiovisual nas Universidades Latino-americanas e o segundo encontro ocorreu no V Colóquio de Estudos de Cinema e Audiovisual Latino-americanos, em Montevideo, do Grupo de Estudos Audiovisuais (GESTA), entre os dias 25 e 28 de setembro de 2024. O terceiro encontro está previsto para ocorrer em Niterói, em 2025.
O contato com a rede pode ser feito por meio correio eletrônico redemaul@gmail.com
Carta de Medellín, como resultado do encontro De Sur a Sur, em 2023