Coleção Carlos Fonseca

Este projeto foi dedicado à pesquisa, organização e catalogação da coleção documental de Carlos Amaral da Fonseca (MG, 1930- RJ, 2006). Trata-se de um amplo e variado conjunto de documentos doado pela família, em 2016, ao Departamento de Cinema e Vídeo da UFF e à Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, através da iniciativa do prof. Rafael de Luna Freire. A coleção é composta por documentos textuais, bibliográficos e iconográficos diversos, reunidos ao longo da vida e carreira de Carlos Fonseca, além de outras preciosidades como um projetor Pathé Baby, restaurado e incorporado ao acervo do LUPA. A trajetória profissional de Carlos Fonseca foi marcante como cineclubista, crítico de cinema, diretor e produtor, além de gestor cultural no Instituto Nacional de Cinema (INC), Embrafilme e Concine. Apesar de seu nome ser pouco conhecido, Fonseca esteve presente e atuante nos principais momentos da história do cinema brasileiro da segunda metade do século XX.  

Guardado havia anos em seu antigo apartamento, em Copacabana, a coleção foi transportada para a Cinemateca do MAM, onde foi organizada por alunos e professores do Departamento de Cinema e Vídeo através de atividades vinculadas a disciplinas optativas, entre 2016 e 2017, e depois através de projetos de Iniciação Científica, entre 2018 e 2020.

Em 2022, o professor Rafael de Luna foi contatado pela família de Carlos Fonseca que desejava doar sua biblioteca, que não fizera parte da doação anterior. Os livros foram então retirados do mesmo apartamento em Copacabana e levados para a Cinemateca do MAM.

Atualmente, a coleção Carlos Fonseca, pertencente ao acervo do LUPA, se encontra preservada na Cinemateca do MAM. Conforme os instrumentos de pesquisa da coleção vão sendo consolidados, eles serão disponibilizados no site do LUPA.

Para saber mais sobre a vida e carreira de Carlos Fonseca e a pesquisa sobre sua documentação veja os artigos abaixo:

Rafael de Luna Freire e Natália Teles da Silva Fróes, “Carlos Fonseca e o cinema conservador carioca”, Eco-Pós, v.23, n.1, 2020. 

Rafael de Luna Freire, “Cópias de filmes e salas de exibição, cineclubes e cinematecas: o caso do Centro de Cultura Cinematográfica (1956-1957)”, Faces da História, v.9, n.1, 2022.

Para consultar a coleção, clique nos instrumentos de pesquisa já disponíveis abaixo:  

Catálogo de fotografias e comunicados de imprensa de filmes brasileiros da Coleção Carlos Fonseca

Imagens da coleção:

 

Sites de projetos

Skip to content