Estrutura e serviços do laboratório

O LUPA se dedica à preservação e promoção da cultura audiovisual amadora do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, o laboratório conta com estrutura especializada para o exame físico, revisão e digitalização de películas cinematográficas, localizada em sua sede, em Niterói. Desde 2021, o LUPA adquiriu capacidade técnica para digitalizar películas cinematográficas nas bitolas 8mm, 9,5mm, Super 8, 16mm, silenciosas ou sonoras, tendo adquirido scanner por meio do projeto Memória audiovisual fluminense, fruto de convênio com a Secretaria das Culturas da Prefeitura de Niterói. A partir de 2024, o LUPA iniciou também suas atividades de restauração audiovisual digital por meio de projeto temático apoiado pela FAPERJ. Por meio de convênio com a empresa Via 78, o LUPA também passou a realizar a digitalização de fitas magnéticas, de diferentes formatos, como VHS, Betacam, U-Matic, Mini-DVD. A estrutura de preservação digital do LUPA é destinada à preservação tanto de representantes digitais de obras audiovisuais analógicas quanto de obras nativas digitais. Em 2023, o laboratório renovou seu espaço com a mudança para o novo prédio do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, no campus do Gragoatá, onde passou a contar também com uma reserva técnica climatizada para suas matrizes cinematográficas. Em 2024, foi criado o Museu Audiovisual Universitário – MAU do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF, contemplando seu acervo de objetos tridimensionais, principalmente equipamentos e maquinário audiovisual histórico, assim como um espaço para revisão e guarda de filmes avinagrados, no casarão do IACS, por meio de projeto apoiado pelo edital APQ da FAPERJ.

Para mais informações sobre a estrutura do laboratório, os serviços realizados pelo LUPA e as regras de utilização de seus equipamentos, consulte o documento com as Diretrizes para utilização da estrutura e dos serviços do LUPA. Para informações sobre o uso de representantes digitais do acervo do LUPA em novas produções, consulte o documento com as Diretrizes de licenciamento de obras e/ou excertos audiovisuais do LUPA. Para entrar em contato com a equipe do Laboratório, use o Fale Conosco do site.

O LUPA em 2024 (fotografia de Rafael de Luna)

O LUPA está cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (MCTI) e seu projeto “Digitalização de filmes amadores fluminenses” foi incluído no catálogo de Tecnologias Sociais da UFF, em 2022, sendo atualizado desde então. O LUPA ingressou nesse ano também no PROGEM – Programa de Gerenciamento de Equipamentos Multiusuários da PROPPI-Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF.

Sites de projetos

Skip to content