COLUNA |
VOL |
ED |
DATA |
DESCRIÇÃO |
TERMOS DESCRITORES |
Um pouco de technica |
1 |
1 |
Fevereiro, 1926 |
O amador de cinematographia deve iniciar a sua prática pela photographia. |
fotografia; Kodak; |
Um pouco de technica |
1 |
2 |
1926 |
Apparelhamento |
Aparelhos; fotografia; química |
Um pouco de technica |
1 |
3 |
17 de Março, 1926 |
Tipos de aparelhos, Pathé-baby e as suas dificuldades, bitola como proteção de mercado operações, tempo de pose |
aparelhos; Pathé; Gaumont; fotometria |
Um pouco de technica |
1 |
4 |
17 de Março, 1926 |
Caso do cinematografista francês que veio para o Brasil e uso suas químicas e técnicas francesas que não deu certo aqui; conceito de pose |
fotografia; química |
Um pouco de technica |
1 |
5 |
31 de março, 1926 |
Como se deve girar a manivela |
fotometria |
Um pouco de technica |
1 |
6 |
7 de abril, 1926 |
Mudança na velocidade, truc cinematográfico, luz natural e luz artificial, estúdios antigos, lâmpada de mercúrio, comparação entre cinema americano e cinema europeu |
aparelhos; fotografia |
Um pouco de technica |
1 |
7 |
14 de abril, 1926 |
Começam as respostas à cartas, “Consultas” do Rio, São Paulo, BH; “Miss Brown” |
aparelhos; química |
Um pouco de technica |
1 |
8 |
21 de abril, 1926 |
Marcação de negativo; tambor, cubas |
revelação; química |
Um pouco de technica |
1 |
9 |
28 de abril, 1926 |
Formulário |
revelação; Kodak |
Um pouco de technica |
1 |
10 |
5 de maio, 1926 |
Formulário; fixador; colaboração de operadores para produção de imagens que são compradas por empresas produtoras; Ai está o meio, pois, de compensar de alguma sorte o dinheiro dispendido com o caro divertimento que é a cinematographia de amador; laboratório; profissional x amador |
revelação; |
Um pouco de technica |
1 |
11 |
12 de maio, 1926 |
As soluções photographicas |
revelação; química |
Um pouco de technica |
1 |
12 |
19 de maio, 1926 |
Trabalhos de laboratorio. Formulas |
|
Um pouco de technica |
1 |
13 |
26 de maio, 1926 |
Apparelhamento de laboratorio |
|
Um pouco de technica |
1 |
14 |
2 de junho, 1926 |
Revelador, reveladores concentrados; listagem das sucursais da Universal no final da coluna, cidades Recife, POA, Bahia, Ribeirão Preto, BH, Curityba, Sul de Minas, Campos, Ubá |
revelação; química |
Um pouco de technica |
1 |
15 |
1926 |
Tratamento da água; revelação de um negativo |
revelação; química |
Um pouco de technica |
1 |
17 |
23 de junho, 1926 |
Clichés; problemas que podem acontecer na revelação, manchas, bolhas |
revelação; química |
Um pouco de technica |
1 |
18 |
30 de junho, 1926 |
Revelação de positivos; copiadeira |
copiagem; Duplex; Bell & Howell |
Um pouco de technica – Theoria |
1 |
19 |
7 de julho, 1926 |
Descrição da produção do filme cinematográfico; velocidade do filme (16 q/s); cita a resolução d a SMPE de standardização das perfurações |
Copiagem; Pathé-Baby |
Um pouco de technica |
1 |
20 |
7 de julho, 1926 |
Cuidado com cópias, emendas, distribuição de cópias no país; exibidores e exibição |
projeção; exibição; distribuição |
Um pouco de technica – Theoria |
1 |
21 |
21 de julho, 1926 |
Emendas, problemas na projeção; aparelhos para emendas de filme; indenizações para estrago de filmes, coladeira |
exibição; distribuição |
Um pouco de technica – Theoria |
1 |
22 |
28 de julho, 1926 |
Como colar filme, tipos de colas, receitas para fazer cola, inspeção |
exibição; distribuição |
Um pouco de technica |
1 |
23 |
4 de agosto, 1926 |
Cabine de projeção, limpeza do filme, remoção da emulsão, de poeira, elogia os cinemas da Companhia Brasil Cinematographica |
Projeção |
Um pouco de technica – As câmaras de projecção – Limites da visão |
1 |
25 |
18 de agosto, 1926 |
Projeção, construção de novas salas e necessidade de padrões técnicas |
Projeção; exibição |
Um pouco de technica |
1 |
26 |
25 de agosto, 1926 |
Distância para as cabines de projeção e a tela, precauções sobre incêndios |
Projeção; exibição |
Um pouco de technica |
1 |
27 |
1 de setembro, 1926 |
Câmara de projeção |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
27b |
1 de setembro, 1926 |
Câmara de projeção (parte 2) |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
29 |
15 de setembro, 1926 |
Limpeza na câmara de projeção; prevenção de incêndios em cinemas; aparelhos de projeção, lanternas |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
30 |
22 de setembro, 1926 |
Lanternas |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
31 |
29 de setembro, 1926 |
Lubrificação; queima de carvão |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
32 |
6 de outubro, 1926 |
Lâmpadas incandescentes, carvão, arco voltáico |
– |
Um pouco de technica |
1 |
33 |
13 de outubro, 1926 |
Condensador |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
34 |
20 de outubro, 1926 |
Cruz de malta |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
35 |
27 de outubro, 1926 |
Telas de cinema |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
36 |
3 de novembro, 1926 |
Operador |
– |
Um pouco de technica |
1 |
37 |
10 de novembro, 1926 |
Velocidade de projeção |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
37b |
10 de novembro, 1926 |
Velocidade de projeção (fim) |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
38 |
17 de novembro, 1926 |
Projeção que prejudica a vista, a retina |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
39 |
24 de novembro, 1926 |
Defeitos de projeção, “flou”, fora de foco, campanha por bons operadores e bons equipamentos de projeção |
Projeção |
Um pouco de technica |
1 |
40 |
1 de dezembro, 1926 |
Cita a publicação da Kodak, “The motion picture theatre, its illuminations and the selections of a screen” |
Projeção; exibição |
Um pouco de technica |
1 |
41 |
8 de dezembro, 1926 |
Ampliação dos filmes |
Projeção; exibição |
Um pouco de technica |
1 |
42 |
15 de dezembro, 1926 |
Segurança das cabines de projeção e segurança das telas |
Projeção; exibição |
Um pouco de technica |
1 |
44 |
29 de dezembro, 1926 |
Ventilador nos projetores, texto é uma propaganda da Brupp Enermann |
Projeção |
Um pouco de technica |
2 |
45 |
5 de janeiro, 1927 |
Ampliação |
Projeção |
Um pouco de technica |
2 |
46 |
12 de janeiro, 1927 |
Projeções em cidade do interior; falta de operadores hábeis |
Projeção |
Um pouco de technica |
2 |
46b |
12 de janeiro, 1927 |
Projeções em cidade do interior; falta de operadores hábeis |
Projeção |
Um pouco de technica |
2 |
46c |
12 de janeiro, 1927 |
Projeções em cidade do interior; falta de operadores hábeis |
Projeção |
Um pouco de technica |
2 |
47 |
19 de janeiro, 1927 |
Projeção na cidade versus interior; operadores que preferem Pathé; tradução de trechos do Formulário Feral e Guia da Motion Pictures Engineers, Soc. que ajudará os projecionistas; importância da lubrificação dos projetores |
Projeção |
Um pouco de technica |
2 |
47b |
19 de janeiro, 1927 |
Projeção na cidade versus interior; operadores que preferem Pathé; tradução de trechos do Formulário Feral e Guia da Motion Pictures Engineers, Soc. que ajudará os projecionistas; importância da lubrificação dos projetores |
Projeção |
Um pouco de technica |
2 |
48 |
26 de janeiro, 1927 |
Óleo lubrificante para projetores, tipos de óleos disponíveis, recomenda os lubrificantes disponibilizados pelos fabricantes de projetores |
Projeção |
Um pouco de technica |
2 |
49 |
2 de feveiro, 1927 |
O intermitente do projetor, lubrificação |
Projeção |
Um pouco de technica |
2 |
50 |
9 de fevereiro, 1927 |
Obturador móvel dos aparelhos de projeção |
Projeção |
Um pouco de technica |
2 |
51 |
16 de feveiro, 1927 |
Funcionamento do projetor |
Projeção |
Um pouco de technica |
2 |
52 |
23 de feveiro, 1927 |
Equipamento |
Projeção |
Um pouco de technica – Ainda o Vitaphone |
2 |
53 |
2 de março, 1927 |
Vitaphone – coluna escrita por Raul de Toledo Galvão (correspondente de Cinearte em New York) – narra o lançamento do Vitaphone, projeções; Cruz de Malta |
Som; projeção |
Um pouco de technica – Ainda o Vitaphone |
2 |
53b |
2 de março, 1927 |
Vitaphone – coluna escrita por Raul de Toledo Galvão (correspondente de Cinearte em Nova Iorque) – narra o lançamento do Vitaphone, projeções; Cruz de Malta (parte 2) |
Som; projeção |
Um pouco de technica |
2 |
55 |
16 de março, 1927 |
Pequena coluna técnica assinada por Arthur Coelho, nosso correspondente em New York; filme três dimensões, processo estereoscópico; cita a publicação “Motion Pictures” no pequeno artigo sobre make-up |
Película; Kodak; Goerz Film; Vitagraph; projeção |
Um pouco de technica |
2 |
57 |
30 de março, 1927 |
Maneiras de colorir um filme; filmes coloridos |
Película; química |
Um pouco de technica |
2 |
58 |
6 de abril, 1927 |
Banhos de “vivagem”; vivagem para obter coloração anilada e vivagem verde |
Película; química; Vitaphone |
Um pouco de technica |
2 |
59 |
13 de abril, 1927 |
“Vivagem” sépia e “vivagem” carmin |
Película; química; Kodak |
Um pouco de technica |
2 |
60 |
20 de abril, 1927 |
Vivagem, temperatura dos banhos |
Película; química; Kodak |
Um pouco de technica |
2 |
61 |
27 de abril, 1927 |
Viragem |
Película; química; Kodak |
Um pouco de technica |
2 |
62 |
4 de maio, 1927 |
Viragem |
Película; química; Kodak |
Um pouco de technica |
2 |
63 |
11 de maio, 1927 |
Viragem |
Película; química; Kodak |
Um pouco de technica |
2 |
64 |
18 de maio, 1927 |
Um pouco de technica |
Película; química; Kodak |
Um pouco de technica |
2 |
65 |
25 de maio, 1927 |
Secagem das películas viradas, handspainting |
Película; química; Kodak |
A tela em revista |
2 |
68 |
15 de junho, 1927 |
título |
– |
Um pouco de technica |
2 |
71 |
6 de julho, 1927 |
O cinema amador; Movieton; Teremos cinema no Brasil…, invenção de película mais sensível, permitindo filmagens noturnas sem uso de holofotes: “As economias, no que diz respeito a eletricidade, com o novo invento, serão incalculáveis, além disso tornará o trabalho dos artistas muito mais confortável. A filmagem brasileira está precisando mesmo deste celulóide.” |
Kodak; Pathé-Baby; película; cinema amador |
Um pouco de technica |
2 |
79 |
31 de agosto, 1927 |
MENOR METRAGEM – JÁ SE PODE FILMAR SEM MAKE-UP – NOVA PELÍCULA – CINEMA AMADOR: Invenção de projetor na França que mostra apenas sete imagens por segundo reduzindo o uso de celulóide: “Não estamos dizendo que acabarão por filmar sem machina e sem fita?” |
Película; cinema amador |
Um pouco de technica |
2 |
80 |
7 de setembro, 1927 |
CAPÍTULO I – Cinematografia |
Cinematografia; cinema amador |
Um pouco de technica |
2 |
81 |
14 de setembro, 1927 |
cont. CAPÍTULO I; Cruz de Malta, métodos gerais de como se realiza o movimento do filme |
Cinematografia; cinema amador |
Um pouco de technica |
2 |
82 |
21 de setembro, 1927 |
cont. CAPÍTULO I; coluna bem técnica sobre o movimento do filme na câmera e no projetor; cinematografia de representação e o jornal cinematográfico, possibilidade do amador ter compensação financeira para os seus trabalhos |
Cinematografia; cinema amador; Pathé |
Um pouco de technica |
2 |
83 |
data |
CAPÍTULO II – CÂMARAS CINEMATOGRAPHICAS PARA AMADORES – descrição da câmera Vitalux e custos para compra de filme e revelação |
Cinematografia; cinema amador; Vitalux Cinema Company; câmeras |
Um pouco de technica |
2 |
85 |
12 de outubro, 1927 |
cont. CAPÍTULO II; descrição do sistema Kodak |
Cinematografia; cinema amador; câmeras; Vitalux; Kodak; Victor |
Um pouco de technica |
2 |
85b |
12 de outubro, 1927 |
cont. CAPÍTULO II; descrição do sistema Kodak |
Cinematografia; cinema amador; Vitalux; Kodak; Victor |
Um pouco de technica |
2 |
86 |
19 de outubro, 1927 |
cont. CAPÍTULO II; velocidade de filmagem, giro da manivela |
Cinematografia; cinema amador; câmeras; câmera Victor; Bell & Howell; Pathescope |
Um pouco de technica |
2 |
86b |
19 de outubro, 1927 |
cont. CAPÍTULO II; velocidade de filmagem, giro de manivela |
Cinematografia; cinema amador; câmeras; câmera Victor; Bell & Howell; Pathescope |
Um pouco de technica |
2 |
88 |
2 de novembro, 1927 |
cont. CAPÍTULO II |
Cinematografia; cinema amador; câmeras; Pathescope |
Um pouco de technica |
2 |
89 |
9 de novembro, 1927 |
CAPÍTULO III – câmeras profissionais e substandard, câmera “Home De Frame” |
Câmeras; cinema amador |
Um pouco de technica |
2 |
90 |
16 de novembro, 1927 |
CAPÍTULO III – CINEMATOGRAFIA PARA AMADORES; CAPÍTULO IV – CÂMARAS PROFISSIONAIS |
Câmeras; cinema amador |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz |
3 |
144 |
28 de novembro, 1928 |
Introdução ao amadorismo, princípios, equipamentos disponíveis no Brasil; lista de assuntos do que se refere a nossa cinematografia de amadores: interpretação, a fotografia, a iluminação, a scenarização, a direção, o vestiário, a titulagem, a edição, a maquiagem, a montagem, a publicidade e a locação |
Câmeras; cinema amador; Bell & Howell; Pathé Baby; Q.R.S; Kodak; cinematografia |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz |
3 |
144b |
28 de novembro, 1928 |
Introdução ao amadorismo, princípios, equipamentos disponíveis no Brasil; lista de assuntos do que se refere a nossa cinematografia de amadores: interpretação, a fotografia, a iluminação, a scenarização, a direção, o vestiário, a titulagem, a edição, a maquiagem, a montagem, a publicidade e a locação |
Câmeras; cinema amador; Bell & Howell; Pathé Baby; Q.R.S; Kodak; cinematografia |
O desenvolvimento do cinema amador |
3 |
144c |
28 de novembro, 1928 |
Introdução ao amadorismo, princípios, equipamentos disponíveis no Brasil; lista de assuntos do que se refere a nossa cinematografia de amadores: interpretação, a fotografia, a iluminação, a scenarização, a direção, o vestiário, a titulagem, a edição, a maquiagem, a montagem, a publicidade e a locação |
Câmeras; cinema amador; Bell & Howell; Pathé Baby; Q.R.S; Kodak; cinematografia |
O desenvolvimento do cinema amador no nosso paiz |
3 |
145 |
5 de dezembro, 1928 |
A questão photographica – começar no amadorismo pela fotografia; descrição muito específica das lentes objetivas disponíveis no mercado: Menisco Achormática, Rapida Rectilinea, Anastigmática |
Fotografia; câmeras; cinema amador |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz |
3 |
145b |
5 de dezembro, 1928 |
A questão photographica – começar no amadorismo pela fotografia; descrição muito específica das lentes objetivas disponíveis no mercado: Menisco Achormática, Rapida Rectilinea, Anastigmática |
Fotografia; câmeras; cinema amador |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – Ainda a questão photographica |
3 |
146 |
12 de dezembro, 1928 |
Fotografia e cinema se assemelham mas não podem ser considerados a mesma coisa, o uso das lentes, emprego de filtros, importância do tripé |
Fotografia; cinema amador |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – Ainda a questão photographica |
3 |
146b |
12 de dezembro, 1928 |
Fotografia e cinema se assemelham mas não podem ser considerados a mesma coisa, o uso das lentes, emprego de filtros, importância do tripé |
Fotografia; cinema amador |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – A questão de scenario |
3 |
147 |
19 de dezembro, 1928 |
Erros comuns dos cinegrafistas amadores e preocupação com a platéia específica dos filmes amadores; filme de família vs. filme de enredo, possibilidade de adaptação literária (cita exemplos da filmografia internacional), cita a “História do Fantasma Inexperiente” de Henry G. Well; particularidades do cinema profissional versus cinema amador |
Kodak; cinema amador |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – A questão de scenario |
3 |
147b |
19 de dezembro, 1928 |
Erros comuns dos cinegrafistas amadores e preocupação com a platéia específica dos filmes amadores; filme de família vs. filme de enredo, possibilidade de adaptação literária (cita exemplos da filmografia internacional), cita a “História do Fantasma Inexperiente” de Henry G. Well; particularidades do cinema profissional versus cinema amador |
Kodak; cinema amador |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – A questão das montagens |
3 |
148 |
26 de dezembro, 1928 |
Montagem = cenário; comparação com a estrutura do cinema profissional; equipe amadora deve ser pequena e composta por familiares e amigos |
Montagem |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – A questão das montagens |
3 |
148b |
26 de dezembro, 1928 |
Montagem = cenário; comparação com a estrutura do cinema profissional; equipe amadora deve ser pequena e composta por familiares e amigos |
Montagem |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – A questão do vestiário |
4 |
149 |
2 de janeiro, 1929 |
Câmera para a classe de “fans”; elitismo; o vestuário deve ser simples e estar próximo do universo do amador para não soar rídiculo; voltam as “atualidades hollywoodianas” |
– |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – O problema da iluminação |
4 |
150 |
9 de janeiro, 1929 |
Tipos de luz: solar, arco voltáico e efeitos luminosos (sais de magnésio, o sódio, o potássio, o estrôncio); lições sobre eletricidade (muito técnica); lâmpada Júpiter |
Cinema amador |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – O problema da iluminação |
4 |
150b |
9 de janeiro, 1929 |
Tipos de luz: solar, arco voltáico e efeitos luminosos (sais de magnésio, o sódio, o potássio, o estrôncio); lições sobre eletricidade (muito técnica); lâmpada Júpiter |
Cinema amador |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – A questão directorial |
4 |
151 |
16 de janeiro, 1929 |
SBF é de Icarahy; papel do diretor; pequena encenação de como deve atuar um diretor usando todos os preceitos ensinados nas colunas anteriores |
Cinema amador; associações |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – A questão directorial |
4 |
151 |
16 de janeiro, 1929 |
SBF é de Icarahy; papel do diretor; pequena encenação de como deve atuar um diretor usando todos os preceitos ensinados nas colunas anteriores |
Cinema amador; associações |
O moderno cinema brasileiro |
4 |
151b |
16 de janeiro, 1929 |
Fotos de jovens amadores cineastas |
– |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – Uma questão importante: a interpretação |
4 |
152 |
23 de janeiro, 1929 |
Lei dos Typos; Manifestação de apoio ao grupo de barro humano |
– |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – A questão da maquilagem |
4 |
154 |
6 de feveireiro, 1929 |
Metáforas da mitologia (classicismo); retroalimentação com a publicidade; a cor no cinema e a cor no teatro; carta de Eva Nil |
Amador |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – A questão da maquilagem |
4 |
154b |
6 de feveireiro, 1929 |
Metáforas da mitologia (classicismo); retroalimentação com a publicidade; a cor no cinema e a cor no teatro; carta de Eva Nil |
Amador |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – uma questão de bom gosto: a locação |
4 |
155 |
13 de feveiro, 1929 |
Distinção entre o termo em inglês e o termo em português; diferença entre o profissional e o amador; conhecimento de geografia, terreno de m país; as locações nos filmes silenciosos em 1918, cita o desaparecimento do velho Odeon; usa termo da fotografia como “flous”; descrição das belezas naturais e das praias do Rio |
– |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – uma questão de bom gosto: a locação |
4 |
155b |
13 de feveiro, 1929 |
Distinção entre o termo em inglês e o termo em português; diferença entre o profissional e o amador; conhecimento de geografia, terreno de m país; as locações nos filmes silenciosos em 1918, cita o desaparecimento do velho Odeon; usa termo da fotografia como “flous”; descrição das belezas naturais e das praias do Rio |
– |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – Uma questão mais cinemática do que literária: a titulagem |
4 |
156 |
20 de feveiro, 1929 |
Descreve de forma muito engraçada um projeção com os equipamentos Pathé para no final criticar a tradução das cartelas; português versus brasileiro; pede para a Casa Pathé Baby aparelhar os seus laboratórios para a factura dos títulos aqui no Rio; Societé Franco-Bresilienne; afirma que da Kodak não se pode reclamar porque “Que se poderia dizer se o stock ainda não foi remetido, a não ser uma meia dúzia de pelítulas de Cartlito, com títulos “em inglez”; descreve a relação com as lojas de vendas de filmes e equipamentos |
Pathé; Kodak; Lutz & Ferrando |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – Uma questão mais cinemática do que literária: a titulagem |
4 |
156b |
20 de feveiro, 1929 |
Descreve de forma muito engraçada um projeção com os equipamentos Pathé para no final criticar a tradução das cartelas; português versus brasileiro; pede para a Casa Pathé Baby aparelhar os seus laboratórios para a factura dos títulos aqui no Rio; Societé Franco-Bresilienne; afirma que da Kodak não se pode reclamar porque “Que se poderia dizer se o stock ainda não foi remetido, a não ser uma meia dúzia de pelítulas de Cartlito, com títulos “em inglez”; descreve a relação com as lojas de vendas de filmes e equipamentos |
Pathé; Kodak; Lutz & Ferrando |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – a edição |
4 |
157 |
27 de fevereiro, 1929 |
Comparação entre o trabalho de profissionais e de amadores (neophytos); rushes, copião; montagem na câmera, no momento da filmagem, “tomada pela ordem” |
Pathé |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – A questão final: a publicidade |
4 |
158 |
6 de março, 1929 |
Cinema de amador não é coisa para crianças, exemplo do professor Dr. Carlos Werneck que usava o seu Pathescope para projeção de filmes científicos nas escolas; publicidade e a possibilidade de vender cópias do seu film ; cita “amador que filmou o Rio à noite, quando Hoover foi nosso hóspede” ; convite aos amadores |
Better Pictures Club |
O desenvolvimento do cinema de amadores no nosso paiz – A questão final: a publicidade |
4 |
158b |
6 de março, 1929 |
Cinema de amador não é coisa para crianças, exemplo do professor Dr. Carlos Werneck que usava o seu Pathescope para projeção de filmes científicos nas escolas; publicidade e a possibilidade de vender cópias do seu film ; cita “amador que filmou o Rio à noite, quando Hoover foi nosso hóspede” ; convite aos amadores |
Better Pictures Club |
O cinema de amadores |
4 |
160 |
20 de março, 1929 |
Inaugura a seção, relato sobre as primeiras exibições em Recife (Santa Isabel), troca de correspondência entre “fans” americanos e brasileiros em 1923, filme da Fox News sobre a chegada do presidente Hoover no Brasil, anuncio de filmes das bibliotecas Pathé, DeVry e Kodascope, amadores americanos, casa Lutz e Fernando recebem para a venda a câmera Victor com três velocidades, a música para o filme amador |
– |
Cinema de amadores |
4 |
161 |
27 de março, 1929 |
TEXTO DO DIRETOR J.S.Watson – O amador tem que ter controle de si, não é possível comparar os métodos de produção do profissional e do amador, a referênncia é o Caligari / Carta de J.P.D. De Curytiba perguntando sobre que máquina comprar, cita Benedetti |
Tradução; Rochester |
Cinema de amadores |
4 |
161b |
27 de março, 1929 |
TEXTO DO DIRETOR J.S.Watson – O amador tem que ter controle de si, não é possível comparar os métodos de produção do profissional e do amador, a referênncia é o Caligari / Carta de J.P.D. De Curytiba perguntando sobre que máquina comprar, cita Benedetti |
Tradução; Rochester |
Cinema de amadores |
4 |
162 |
3 de abril, 1929 |
Cita Amateur Cinema League, Rochester como a Hollywood dos Amadores, tradução de texto de Arthur L. Gale, discussão sobre estética, “quem é bom já nasce pronto”, “realização mais espiritualmente possível”, cinema e teatro |
Tradução; método de trabalho; scenario; Rochester |
Cinema de amadores |
4 |
162b |
3 de abril, 1929 |
Cita Amateur Cinema League, Rochester como a Hollywood dos Amadores, tradução de texto de Arthur L. Gale, discussão sobre estética, “quem é bom já nasce pronto”, “realização mais espiritualmente possível”, cinema e teatro |
Tradução; método de trabalho; scenario; Rochester |
Cinema de amadores |
4 |
163 |
10 de abril, 1929 |
Dicas técnicas; Kodacolor, amadores da Austrália, Pennsylvania, Motion Picture Club, Amateur Cinema League; várias endereços de empresas e instituições estrangeiras; copiadeiras para profissionais |
Técnica; Rochester |
Cinema de amadores |
4 |
163b |
10 de abril, 1929 |
Dicas técnicas; Kodacolor, amadores da Austrália, Pennsylvania, Motion Picture Club, Amateur Cinema League; várias endereços de empresas e instituições estrangeiras; copiadeiras para profissionais |
Técnica; Rochester |
Cinema de amadores |
4 |
164 |
17 de abril, 1929 |
Custos de produção (em dólares); tipos de amadores; Photoplay; cita diversos filmes de amadores norte-americanos; estatíca da produção de filmes da ACL; câmera Ol’ywood |
Tradução; ACL |
Cinema de amadores |
4 |
164b |
17 de abril, 1929 |
Custos de produção (em dólares); tipos de amadores; Photoplay; cita diversos filmes de amadores norte-americanos; estatíca da produção de filmes da ACL; câmera Ol’ywood |
Tradução; ACL |
Cinema de amadores |
4 |
165 |
24 de abril, 1929 |
Congresso SMPE; defesa do 16mm como film standard do amador; tipos de amadores: fazedor de fitas de casa, amadores-produtos e o uso prático do cinema de amador por profissionais como cientistas, estudantes, empregados do comércio; desenvolvimento da câmera de amadores; distinção entre os amadores, amador sério |
Tradução |
Cinema de amadores |
4 |
165b |
24 de abril, 1929 |
Congresso SMPE; defesa do 16mm como film standard do amador; tipos de amadores: fazedor de fitas de casa, amadores-produtos e o uso prático do cinema de amador por profissionais como cientistas, estudantes, empregados do comércio; desenvolvimento da câmera de amadores; distinção entre os amadores, amador sério |
Tradução |
Cinema de amadores |
4 |
166 |
1 de maio, 1929 |
Preço do filme e da revelação; disputa de mercado França, Alemanha e EUA |
Tradução; França |
Cinema de amadores |
4 |
167 |
8 de maio, 1929 |
Amadorismo pra profissionalismo, novos “Humberto Mauro”; Deficiência de Material; defeitos da câmeras Pathé e Kodak |
– |
Cinema de amadores – Um meio prático de editar os filmes |
4 |
169 |
22 de maio, 1929 |
Como editar um filme; tiras de conservação |
– |
Cinema de amadores – Um meio prático de editar os filmes |
4 |
169b |
data |
Como editar um filme; tiras de conservação |
– |
Cinema de amadores |
4 |
170 |
29 de maio, 1929 |
Duas palavras aos amadores – lentes, câmera escura |
Química; física |
Cinema de amadores |
4 |
170b |
29 de maio, 1929 |
Duas palavras aos amadores – lentes, câmera escura |
Química; física |
Cinema de amadores |
4 |
171 |
5 de junho, 1929 |
Longos planos e filmagens à noite |
Roteiro; scenário; técnica; iluminação |
Cinema de amadores |
4 |
171b |
5 de junho, 1929 |
Longos planos e filmagens à noite |
Roteiro; scenário; técnica; iluminação |
Cinema de amadores |
4 |
172 |
12 de junho, 1929 |
Vários depoimentos de amadores |
Estética; revelação; Casa Pathé; Casa Kodak |
Cinema de amadores |
4 |
172b |
12 de junho, 1929 |
Vários depoimentos de amadores |
Estética; revelação; Casa Pathé; Casa Kodak |
Cinema de amadores |
4 |
174 |
26 de junho, 1929 |
Sessão do Cine-Fone na “Dental Manufacturing Co.” no Brasil representado por Sr. Harvey Chalk; contradições em relação à chegada do som; já temos cinema falado brasileiro pelo menos o de amadores |
Óptica Ingleza; cinema falado; |
Cinema de amadores |
4 |
174b |
26 de junho, 1929 |
Sessão do Cine-Fone na “Dental Manufacturing Co.” no Brasil representado por Sr. Harvey Chalk; contradições em relação à chegada do som; já temos cinema falado brasileiro pelo menos o de amadores |
Óptica Ingleza; cinema falado; |
Cinema de amadores – O filme falado e colorido |
4 |
176 |
10 de julho, 1929 |
Comparação com o cinema profissional que cai direto em um tecnicismo, progresso material |
EUA; cinema profissional; Kodak |
Cinema de amadores – O filme falado e colorido |
4 |
176b |
10 de julho, 1929 |
Comparação com o cinema profissional que cai direto em um tecnicismo, progresso material |
EUA; cinema profissional; Kodak |
Cinema de amadores |
4 |
177 |
17 de julho, 1929 |
Cinema amador como passatempo científico; pede para amadores enviarem fotos e compartilharem as suas experiências, transcrever carta de Seliger |
– |
Cinema de amadores |
4 |
177b |
17 de julho, 1929 |
Cinema amador como passatempo científico; pede para amadores enviarem fotos e compartilharem as suas experiências, transcrever carta de Seliger |
– |
Cinema de amadores – Para ajudar os colegas |
4 |
178 |
24 de julho, 1929 |
Terminologia cine-fotográfica |
Química; técnica |
Cinema de amadores – Para ajudar os colegas |
4 |
178b |
24 de julho, 1929 |
Terminologia cine-fotográfica |
Química; técnica |
Cinema de amadores – Terminologia Photográphica |
4 |
179 |
31 de julho, 1929 |
Kodakeirias – Revisa fotográfica trimestral editada em castelhano pela Eastman Kodak em Rochester |
Química; técnica |
Cinema de amadores – A terminologia photográfica |
4 |
180 |
7 de agosto, 1929 |
cont. Kodakerias |
Química; técnica |
Cinema de amadores – A terminologia photográfica |
4 |
180b |
7 de agosto, 1929 |
cont. Kodakerias |
Química; técnica |
Cinema de amadores – A terminologia photográfica |
4 |
181 |
14 de agosto, 1929 |
cont. Kodakerias |
– |
Cinema de amadores – os filtros, o iries e as máscaras |
4 |
183 |
28 de agosto, 1929 |
Adesão à modas de estilo do cinema profissional; como a íris pode ser usada pelo amador |
– |
Cinema de amadores – os filtros, o iries e as máscaras |
4 |
183b |
28 de agosto, 1929 |
Adesão à modas de estilo do cinema profissional; como a íris pode ser usada pelo amador |
– |
Cinema de amadores |
4 |
184 |
4 de setembro, 1929 |
Sátiro Borba, lançamento do “Cine-Club de Amadores”, preço do filme (para revelar ou já filmado) era de 7,50 por 100 pés (33 metros) – PREÇOS DO FILMES KODAK EM DÓLARES E O CÂMBIO DA ÉPOCA, lista de filmes da Kodascope Library, comparação com a Argentina, Borba filme Ponte Fatídica junto com “Grêmio de Atores Teatrais”, uma sociedade que ele era diretor |
Kodak |
Cinema de amadores |
4 |
185 |
11 de setembro, 1929 |
Os talkies em casa |
|
Cinema de amadores |
4 |
185b |
11 de setembro, 1929 |
Os talkies em casa |
|
Cinema de amadores |
4 |
186 |
18 de setembro, 1929 |
Defesa do cinema de amadores e os cineastas do futuro ÓTIMA CITAÇÃO, elogia a criação de grupos de amadores, cita a progressão técnica (da pathé para a cine kodak para cine-fone…) |
Química; cinema brasileiro |
Cinema de amadores |
4 |
187 |
25 de setembro, 1929 |
O emprego dos prismas e como simplificar o seu uso |
Tradução; técnica |
Cinema de amadores |
4 |
187b |
25 de setembro, 1929 |
O emprego dos prismas e como simplificar o seu uso |
Tradução; técnica |
Cinema de amadores – Sombras e luzes – Factores de sucesso |
4 |
188 |
2 de outubro, 1929 |
Filme Tahitiano – diálogo entre dois amadores, Fravis e Drexel comentando um filme americano |
Técnica; tradução |
Cinema de amadores – Sombras e luzes – Factores de sucesso |
4 |
188b |
2 de outubro, 1929 |
Filme Tahitiano – diálogo entre dois amadores, Fravis e Drexel comentando um filme americano |
Técnica; tradução |
Cinema de amadores – Kodacolor! |
4 |
189 |
9 de outubro, 1929 |
Artigo retirado do jornal Bell & Howell de Joseph A. Dubray, ex-secretário da American Society of Cinematographers e hoje diretor técnico da seção de amadores da Bell & Howell |
Tradução |
Cinema amadores – o factor continuidade – um análise do alicerce de um filme moderno |
4 |
190 |
16 de outubro, 1929 |
O carro é como um automóvel: suas partes constitutivas não saem já definitivamente prontas nem concebidas do cérebro de um homem; mudanças estéticas e de técnica narrativa no cinema silencioso, “a continuidade é a base é o alicerce da construção perfeita de um filme moderno” |
Scenário; técnica narrativa decupagem |
Cinema amadores – o factor continuidade – um análise do alicerce de um filme moderno |
4 |
190b |
16 de outubro, 1929 |
O carro é como um automóvel: suas partes constitutivas não saem já definitivamente prontas nem concebidas do cérebro de um homem; mudanças estéticas e de técnica narrativa no cinema silencioso, “a continuidade é a base é o alicerce da construção perfeita de um filme moderno” |
Scenário; técnica narrativa decupagem |
Cinema brasileiro |
4 |
190 |
16 de outubro, 1929 |
Foto Sérgio Barreto Filho |
|
Cinema de amadores – os métodos profissionais na capital da filmlândia |
4 |
191 |
23 de outubro, 1929 |
UMA VIRADA “INDUSTRIALISTA” |
Indústria; Hollywood; cinema falado/sonoro; ténica; progresso |
Cinema de amadores – tripés, rebatedores, focos e exposição |
4 |
192 |
30 de outubro, 1929 |
Visita de Seliger à redação de Cinema de Amadores, possível Congresso dos Amadores Brasileiros, cita projeção do filme de Ramão Planella de Porto Alegre, filme com viragens |
Técnica |
Cinema de amadores – tripés, rebatedores, focos e exposição |
4 |
192b |
30 de outubro, 1929 |
Visita de Seliger à redação de Cinema de Amadores, possível Congresso dos Amadores Brasileiros, cita projeção do filme de Ramão Planella de Porto Alegre, filme com viragens |
Técnica |
Cinema de amadores – Titulagem animada |
4 |
194 |
13 de novembro, 1929 |
Texto de Herbert McKay (desenho de SBF) |
Tradução |
Cinema de amadores – Um príncipe dos trucks fotográficos |
4 |
195 |
20 de novembro, 1929 |
Texto de Frederick Waller, fotógrafo da Paramount |
Tradução; técnica |
Cinema de amadores – Um príncipe dos trucks fotográficos |
4 |
195b |
20 de novembro, 1929 |
Texto de Frederick Waller, fotógrafo da Paramount |
Tradução; técnica |
Cinema de amadores – Alexander Victor |
4 |
196 |
27 de novembro, 1929 |
História de Alexander Victor |
Tradução; Victor |
Cinema de amadores – Alexander Victor |
4 |
196b |
27 de novembro, 1929 |
História de Alexander Victor |
Tradução; Victor |
Cinema de amadores – Estética Cinematográfica |
4 |
197 |
4 de dezembro, 1929 |
Estética – “Apenas o bom senso deve indicar ao amador o que é a arte” – a “Cinemática” |
Estética; tratado |
Cinema de amadores – Estética Cinematográfica |
4 |
197b |
4 de dezembro, 1929 |
Estética – “Apenas o bom senso deve indicar ao amador o que é a arte” – a “Cinemática” |
Estética; tratado |
Cinema de amadores |
4 |
198 |
11 de dezembro, 1929 |
“O cinema doméstico no Brasil já não é mais uma utopia”; correspondência entre amadores, livraria Edanee |
Amadores do Brasil |
Cinema de amadores |
4 |
198b |
11 de dezembro, 1929 |
“O cinema doméstico no Brasil já não é mais uma utopia”; correspondência entre amadores, livraria Edanee |
Amadores do Brasil |
Cinema de amadores |
4 |
199 |
18 de dezembro, 1929 |
Cartas e fotos de Jorge Julien; criação da Amadores Brasileiros Cinematographicos (notícia publicado em O Globo) |
Cinema falado; Kodacolor |
Cinema de amadores |
4 |
199b |
18 de dezembro, 1929 |
Cartas e fotos de Jorge Julien; criação da Amadores Brasileiros Cinematographicos (notícia publicado em O Globo) |
Cinema falado; Kodacolor |
Cinema de amadores |
4 |
200 |
25 de dezembro, 1929 |
Tradução revista Kodakery |
Técnica; cinema falado; teatro |
Cinema de amadores |
5 |
201 |
1 de janeiro, 1930 |
Luz! – “Que se a luz rola a terra, Deus colhe genios no céu” |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
202 |
8 de janeiro, 1930 |
Ver é vender uma história que é um conselho – Histórias, crônica (traduzidas) |
Anedotário |
Cinema dos Leitores |
5 |
203 |
15 de janeiro, 1930 |
O ramo nupcial |
|
Cinema de amadores – Comanda… Pilotar… Dirigir |
5 |
204 |
22 de janeiro, 1930 |
Parábola, autoridade do diretor, bilheteria de Barro Humano, Carmen Santos em Barro Humano |
Anedotário |
Cinema de amadores |
5 |
205 |
29 de janeiro, 1930 |
Carta de Castor Victorino Coelho, ABC; cita Paschoal, chefe dos Laboratórios Pathé e R. Gandin, diretor geral da casa; ABC tem seção teatral e cinematográfica |
Cineamadores |
Cinema de amadores – Uma rusga e uma aliança |
5 |
206 |
5 de fevereiro, 1930 |
Tradução de Epes Sargent |
Tradução |
Cinema de amadores – O cinema e as ciências naturais |
5 |
207 |
12 de fevereiro |
Tradução, Exposição de Cinematografia Educativa realizada na Escola Pública da Praça Duque de Caxias, Rio de Janeiro, transcrição conferência Dr. Carlos Werneck, diretor da Escola Normal do Distrito Federal |
Educação; ciência |
Cinema de amadores – O cinema e as ciências naturais |
5 |
207b |
12 de fevereiro |
Tradução, Exposição de Cinematografia Educativa realizada na Escola Pública da Praça Duque de Caxias, Rio de Janeiro, transcrição conferência Dr. Carlos Werneck, diretor da Escola Normal do Distrito Federal |
Educação; ciência |
Cinema de amadores – Cinema e Zoologia |
5 |
208 |
19 de fevereiro, 1920 |
Segundo Número de Trocha Agosta, revista argentina editada para os amadores portenhos |
Tradução; educação; ciência; técnica |
Cinema de amadores – Cinema e Zoologia |
5 |
208b |
19 de fevereiro, 1920 |
Segundo Número de Trocha Agosta, revista argentina editada para os amadores portenhos |
Tradução; educação; ciência; técnica |
Cinema de amadores – Os trucs |
5 |
209 |
26 de fevereiro, 1930 |
Cita Caligari, os futuristas |
Técnica |
Cinema de amadores – Os trucs |
5 |
209b |
26 de fevereiro, 1930 |
Cita Caligari, os futuristas |
Técnica |
Cinema de amadores – Um príncipe dos trucs fotográficos |
5 |
210 |
5 de março, 1930 |
Tradução – Frederick Walker |
Técnica |
Cinema de amadores – A câmara, o projector e o film Homovie |
5 |
211 |
12 de março, 1930 |
Lançamento nos EUA da Homovie |
|
Cinema de amadores – Titulagem |
5 |
212 |
19 de março, 1930 |
Titulagem, consta crítica ao circuito exibidor, titulagem e cinema silencioso |
Técnica |
Cinema de amadores – Titulagem |
5 |
212b |
19 de março, 1930 |
Titulagem, consta crítica ao circuito exibidor, titulagem e cinema silencioso |
Técnica |
Cinema de amadores – Titulagem |
5 |
212c |
19 de março, 1930 |
Titulagem, consta crítica ao circuito exibidor, titulagem e cinema silencioso |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
214 |
2 de abril, 1930 |
As armas – continuidade cinematográfica |
Continuidade; técnica |
Cinema de amadores |
5 |
217 |
23 de abril, 1930 |
Ainda os trucs |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
217b |
23 de abril, 1930 |
Ainda os trucs |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
218 |
30 de abril, 1930 |
Nova câmera Zeiss-Ikon Kinamo; cartas de fans americanos; projeção de filme em casa como substituição do circuito exibidor (muito criticado) |
Cinema falado; técnica |
Cinema de amadores |
5 |
218b |
30 de abril, 1930 |
Nova câmera Zeiss-Ikon Kinamo; cartas de fans americanos; projeção de filme em casa como substituição do circuito exibidor (muito criticado) |
Cinema falado; técnica |
Cinema de amadores |
5 |
219 |
7 de maio, 1930 |
A função de um filtro – Filme pancromático e ortocromático |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
219b |
7 de maio, 1930 |
A função de um filtro – Filme pancromático e ortocromático |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
220 |
14 de maio, 1930 |
Filme “Meu primeiro amor” e casamento de Ruy Galvão e Glória Santos; cita “Societé Anonyme Franco-Bresilienne da Pathé-Baby”; R. Gadin e Paschoal |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
5 |
221 |
21 de maio, 1930 |
O valor de uma lente |
Cinema de amadores |
Cinema de amadores |
5 |
221b |
21 de maio, 1930 |
O valor de uma lente |
Cinema de amadores |
Cinema de amadores |
5 |
222 |
28 de maio, 1930 |
Notas por um colega – tradução: Wayne Shoemaker |
Tradução |
– |
5 |
222 |
28 de maio, 1930 |
A primeira diretora do cinema brasileiro |
– |
Cinema de amadores |
5 |
224 |
11 de junho, 1930 |
Aviação e cinema – A visita do Graf Zepellin |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
5 |
224b |
11 de junho, 1930 |
Aviação e cinema – A visita do Graf Zepellin |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
5 |
224c |
11 de junho, 1930 |
Aviação e cinema – A visita do Graf Zepellin |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
5 |
226 |
25 de junho, 1930 |
Titulando cenas |
Técnicas |
Cinema de amadores |
5 |
226b |
25 de junho, 1930 |
Titulando cenas |
Técnicas |
Cinema de amadores |
5 |
227 |
2 de julho, 1930 |
Direção simplificada |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
227b |
2 de julho, 1930 |
Direção simplificada |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
229 |
16 de julho, 1930 |
Cuidemos da projeção |
|
Cinema de amadores |
5 |
229b |
16 de julho, 1930 |
Cuidemos da projeção |
|
Cinema de amadores |
5 |
230 |
23 de julho, 1930 |
A propósito da Casa Pathé – Amador Sr. Ramão Planella, Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) envia fotos dos aparelhos de projeção e adaptação para corrrigir “defeito”; do aparelho e resposta do Sr. Gaudin, cartas de Recife perguntando sobre venda de aparelhos Pathé na cinema |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
5 |
230b |
23 de julho, 1930 |
A propósito da Casa Pathé – Amador Sr. Ramão Planella, Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) envia fotos dos aparelhos de projeção e adaptação para corrrigir “defeito”; do aparelho e resposta do Sr. Gaudin, cartas de Recife perguntando sobre venda de aparelhos Pathé na cinema |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
5 |
231 |
30 de julho, 1930 |
A biographia de um club (Phantasia) – Diálogo genial entre amadores, filme Revezes da vida |
Anedotário |
Cinema de amadores |
5 |
231b |
30 de julho, 1930 |
A biographia de um club (Phantasia) – Diálogo genial entre amadores, filme Revezes da vida |
Anedotário |
Cinema de amadores |
5 |
232 |
6 de agosto, 1930 |
Novidades da indústria – cita vários fabricantes e cita Marion Norris Gleason de Rochester, “Como escrever os scenários” |
Aparelhos; técnica |
Cinema de amadores |
5 |
232b |
6 de agosto, 1930 |
Novidades da indústria – cita vários fabricantes e cita Marion Norris Gleason de Rochester, “Como escrever os scenários” |
Aparelhos; técnica |
Cinema de amadores |
5 |
233 |
13 de agosto, 1930 |
Usemos as telephotos |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
233b |
13 de agosto, 1930 |
Usemos as telephotos |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
234 |
20 de agosto, 1930 |
A poesia da machina – Cita La Roue, Fernanda Lerger, Dudley Murphy, Henry Chomette, René Clair, “La tour Eiffel”, Joris Ivens é um jovem amador holandês |
|
Cinema de amadores |
5 |
234b |
20 de agosto, 1930 |
A poesia da machina – Cita La Roue, Fernanda Lerger, Dudley Murphy, Henry Chomette, René Clair, “La tour Eiffel”, Joris Ivens é um jovem amador holandês |
|
Cinema de amadores |
5 |
235 |
27 de agosto, 1930 |
O incêndio de São Paulo |
Anedotário |
Cinema de amadores |
5 |
236 |
3 de setembro, 1930 |
Continua o assunto do incêndio; continuidade; Feira Internacional de Amostras das casas Lutz, Ferrando & Cia.; Herm Stuble & Cia., cita Bolex (que nem sempre aparece) |
Técnica; anedotário; câmeras |
Cinema de amadores |
5 |
236b |
3 de setembro, 1930 |
Continua o assunto do incêndio; continuidade; Feira Internacional de Amostras das casas Lutz, Ferrando & Cia.; Herm Stuble & Cia., cita Bolex (que nem sempre aparece) |
Técnica; anedotário; câmeras |
Cinema de amadores |
5 |
237 |
10 de semtembro, 1930 |
O hábito faz o monge – Estudo do Typo por um dos chefes da Amateur Cinema League |
|
Cinema de amadores |
5 |
237b |
10 de setembro, 1930 |
O hábito faz o monge – Estudo do Typo por um dos chefes da Amateur Cinema League |
|
Cinema de amadores |
5 |
239 |
24 de setembro, 1930 |
Os impostos e os amadores – Legislação internacional sobre equipamentos e materiais de amadores |
|
Cinema de amadores |
5 |
239b |
24 de setembro, 1930 |
Os impostos e os amadores – Legislação internacional sobre equipamentos e materiais de amadores |
|
Cinema de amadores |
5 |
240 |
1 de outubro, 1930 |
Todos são amadores! – Artistas Hollywoodianos que usam equipamentos amadores, façam cinema em casa, filme de família; Narra uma ida à casa Lutz e recebe reprimenda por ter criticado o empregado da casa |
Anedotário |
Cinema de amadores |
5 |
240b |
1 de outubro, 1930 |
Todos são amadores! – Artistas Hollywoodianos que usam equipamentos amadores, façam cinema em casa, filme de família; Narra uma ida à casa Lutz e recebe reprimenda por ter criticado o empregado da casa |
Anedotário |
Cinema de amadores |
5 |
240b |
1 de outubro, 1930 |
Todos são amadores! – Artistas Hollywoodianos que usam equipamentos amadores, façam cinema em casa, filme de família; Narra uma ida à casa Lutz e recebe reprimenda por ter criticado o empregado da casa |
Anedotário |
Cinema de amadores |
5 |
241 |
8 de outubro, 1930 |
É pelo jornal que se deve começar – Bibliotecas de filmes Kodascope Library, Cine Arte, Filmo Library, incentiva a fazer cine jornais |
|
Cinema de amadores |
5 |
242 |
15 de outubro, 1930 |
Velocidade e exposição |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
243 |
22 de outubro, 1930 |
A miniatura – Hollywood |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
243b |
22 de outubro, 1930 |
A miniatura – Hollywood |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
244 |
29 de outubro, 1929 |
O turismo e a filmagem no estrangeiro |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
244b |
29 de outubro, 1929 |
O turismo e a filmagem no estrangeiro |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
245 |
5 de novembro, 1930 |
Perguntas e respostas |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
245b |
5 de novembro, 1930 |
Perguntas e respostas |
Técnica |
Cinema de amadores |
5 |
248 |
27 de novembro, 1930 |
A garotada e o cinema |
|
Cinema de amadores |
5 |
249 |
3 de novembro, 1930 |
Photographia Aérea |
|
Cinema de amadores |
5 |
250 |
10 de dezembro, 1930 |
Conselhos de um amador americano – texto D. O. Mac Glehan |
Tradução |
Cinema de amadores |
5 |
250b |
10 de dezembro, 1930 |
Conselhos de um amador americano – texto D. O. Mac Glehan |
Tradução |
Cinema de amadores |
5 |
251 |
17 de dezembro, 1930 |
Como é fácil escrever um scenário (Um exemplo para os nossos leitores) |
Técnica; continuidade |
Cinema de amadores |
5 |
251b |
17 de dezembro, 1930 |
Como é fácil escrever um scenário (Um exemplo para os nossos leitores) |
Técnica; continuidade |
Cinema de amadores |
5 |
252 |
24 de dezembro, 1930
|
| Filmes e não cartões postais |
|
Cinema de amadores |
5 |
252b |
24 de dezembro, 1930
|
| Filmes e não cartões postais |
|
Cinema de amadores |
5 |
253 |
31 de dezembro, 1930 |
Diálogo com amador |
Anedotário |
Cinema de amadores |
6 |
254 |
7 de janeiro, 1931 |
Scenas de emoção – Decupagem de cenas de narração: desastre de automóvel, incêndio, encontro de trem e automóvel, salvamento de um criança, salto de um carro para o outro |
Técnica |
Cinema de amadores |
6 |
255 |
14 de janeiro, 1931 |
Filmando as fábricas – filme comercial; técnica da scenarização do filme industrial: 1) Uma companhia manufatureira – 2) Uma casa comercial |
Técnica |
Cinema de amadores |
6 |
256 |
21 de janeiro, 1931 |
A fotografia do futuro – Tradução – Dr. Dureau, “Ciné-Journal” – cinema de família como a fotografia viva das cenas de todos dos dias que tratamos de fixar nos arquivos dos nossos sentimentos; documento de felicidade; Engenheiro brasileiro que inventou a lanterna refretária de calor, Sr. Archimimo Rebelo, Manaus. Aparelho se chamava “Babilon” |
Tradução; filme de família |
Cinema de amadores |
6 |
257 |
28 de janeiro, 1931 |
Sincronismo no lar – Cita Edison e o fonógrafo |
Técnica; cinema falado |
Cinema de amadores |
6 |
257b |
28 de janeiro, 1931 |
Sincronismo no lar – Cita Edison e o fonógrafo |
Técnica; cinema falado |
Cinema de amadores |
6 |
258 |
4 de feveiro, 1931 |
Catálogos e literatura do cineamador, circulação dos filmes profissionais nas bitolas menores, versões, problemas de tradução |
|
Cinema de amadores |
6 |
258b |
4 de feveiro, 1931 |
Catálogos e literatura do cineamador, circulação dos filmes profissionais nas bitolas menores, versões, problemas de tradução |
|
Cinema de amadores |
6 |
259 |
11 de fevereiro, 1931 |
Dificuldades de filmagem – Porblema do edge fog, carregamento da câmera |
Técnica |
Cinema de amadores |
6 |
260 |
18 de fevereiro |
Algumas considerações em torno do cinema de amadores no Brasil; carta de Sátiro Borba |
Cineamadores; profissionalização |
Cinema de amadores |
6 |
260b |
18 de fevereiro |
Algumas considerações em torno do cinema de amadores no Brasil; carta de Sátiro Borba |
Cineamadores; profissionalização |
Cinema de amadores |
6 |
261 |
25 de fevereiro, 1931 |
Película de amadores com enredo, film de turismo, filme educativo, filmes que mostram as grandes ou pequenas indústrias |
Profissional; técnica narrativa; continuidade |
Cinema de amadores |
6 |
262 |
4 de março, 1931 |
Perguntas e respostas |
Técnica; cinemamadores; anedotário |
Cinema de amadores |
6 |
263 |
11 de março, 1931 |
Qual a razão dos filtro? – Filme pancromático e ortocromático |
Técnica |
Cinema de amadores |
6 |
263b |
11 de março, 1931 |
Qual a razão dos filtro? – Filme pancromático e ortocromático |
Técnica |
Cinema de amadores |
6 |
264 |
18 de março, 1931 |
O apoio do phonógrafo |
Comércio |
Cinema de amadores |
6 |
265 |
25 de março, 1931 |
Cenas de luta tremenda para dar vida à história |
Técnica narrativa; decupagem |
Cinema de amadores |
6 |
265b |
25 de março, 1931 |
Cenas de luta tremenda para dar vida à história |
Técnica narrativa; decupagem |
Cinema de amadores |
6 |
266 |
1 de abril, 1931 |
Os profissionais também são amadores – Todo o Hollywood apanho o vício do Cine-amadorismo; diversas fotos de atores com câmeras amadores |
|
Cinema de amadores |
6 |
266b |
1 de abril, 1931 |
Os profissionais também são amadores – Todo o Hollywood apanho o vício do Cine-amadorismo; diversas fotos de atores com câmeras amadores |
|
Cinema de amadores |
6 |
267 |
8 de abril, 1931 |
O filme reduzido percorre as escolas – Um convite de Castor Victorino Coelho da ABC |
|
Cinema de amadores |
6 |
268 |
15 de abril, 1931 |
Os vossos primeiros 50 filmes – tradução Manual Kodak; diversos scenário |
Tradução; Kodak; técnica narrativa |
Cinema de amadores |
6 |
270 |
29 de abril, 1931 |
Os vossos primeiros 50 filmes |
Tradução; Kodak; técnica narrativa |
Cinema de amadores |
6 |
271 |
6 de maio, 1931 |
Continuação – tradução |
Tradução; Kodak; técnica narrativa |
Cinema de amadores |
6 |
272 |
20 de maio, 1931 |
Anuncia queda de preços da Casa Pathé, entrevista com Aron Neumann, chefe da seção de ventas, alemão de nacionalidade, o qual presentemente dedica suas atividades na América do Sul, e em especial no Brasil, para a expansão do Cinema no lar |
Pathé; anedotário |
Cinema de amadores |
6 |
273 |
20 de maio, 1931 |
Continuação |
Tradução; Kodak; técnica narrativa |
Cinema de amadores |
6 |
275 |
3 de julho, 1931 |
Os vossos primeiros 50 filmes |
|
Cinema de amadores |
6 |
278 |
21 de junho, 1931 |
NOTAS SOBRE A ABC – Indica manuais de referência |
Cineamadores; Pathé |
Cinema de amadores |
6 |
279 |
1 de julho, 1931 |
Continuação |
Tradução; Kodak; técnica narrativa |
Cinema de amadores |
6 |
280 |
8 de julho, 1931 |
Colaboração Sátiro Borba |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
6 |
281 |
15 de julh0, 1931 |
Algumas consideração em torno da sua técnica particular |
Técnica |
Cinema de amadores |
6 |
283 |
29 de julho, 1931 |
Amadores Brasileiros Cinematográficos – Cópia do Relatório apresentado ao Departamento Técnico em 16 de maio de 1931; projeção de filmes em 9.5mm na Cinédia com Humberto Mauro, Adhemar Gonzaga e outros; |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
6 |
284 |
5 de agosto, 1931 |
Questões de laboratório |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
6 |
284b |
5 de agosto, 1931 |
Questões de laboratório |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
6 |
285 |
12 de agosto, 1931 |
Os filmes educativos – tipos de amadores; cita catálogo Pathé |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
6 |
286 |
19 de agosto, 1931 |
O meio mais simples |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
6 |
287 |
26 de agosto, 1931 |
Projeção e audição – O fonógrafo |
|
Cinema de amadores |
6 |
288 |
2 de setembro, 1931 |
Reclamação de uma casa de locação de filme e qualidade das cópias disponíveis; conversação de filme |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
6 |
289 |
9 de setembro, 1931 |
Ata da ABC |
|
Cinema de amadores |
6 |
294 |
14 de outubro, 1931 |
As companhias para amadores – filme de enredo; hierarquia das funções |
Técnica; equipe |
Cinema de amadores |
6 |
294b |
14 de outubro, 1931 |
As companhias para amadores – filme de enredo; hierarquia das funções |
Técnica; equipe |
Cinema de amadores |
6 |
295 |
21 de outubro, 1931 |
Sobre a direção – trabalho do diretor; o diretor amador é também o operador da câmera |
Técnica; equipe; continuidade |
Cinema de amadores |
6 |
295b |
21 de outubro, 1931 |
Sobre a direção – trabalho do diretor; o diretor amador é também o operador da câmera |
Técnica; equipe; continuidade |
Cinema de amadores |
6 |
296 |
29 de outubro, 1931 |
Interpretação – exercícios de interpretação, tipos faciais |
Técnica; equipe |
Cinema de amadores |
6 |
296b |
29 de outubro, 1931 |
Interpretação – exercícios de interpretação, tipos faciais |
Técnica; equipe |
Cinema de amadores |
6 |
298 |
11 de novembro, 1931 |
Montagem e iluminação – economia; filmagem em internas e externas |
Técnica |
Cinema de amadores |
6 |
299 |
18 de novembro, 1931 |
Maquilagem |
Anedotário; equipe |
Cinema de amadores |
6 |
300 |
25 de novembro, 1931 |
As actividades dos amadores – Anúncio da Sociedade Cinematográfica de Amadores no Meyer que inclui Jurandyr Noronha; intercâmbio entre ABC e a SCA; alteração do quadro técnico da ABC; lista integrantes da ABC |
Cineamadores |
Cinema de amadores |
6 |
302 |
9 de dezembro, 1931 |
Maquilagem (continuação) |
Cineamadores; equipe |
Cinema de amadores |
6 |
305 |
30 de dezembro, 1931 |
Questões de técnica – I A câmera para amadres – A nova câmera Movex-Kino (agfa); predilação pela Victor |
Técnica; equipamento; Kodak; Pathé; Victor |
Cinema de amadores |
6 |
305b |
30 de dezembro, 1931 |
Questões de técnica – I A câmera para amadres – A nova câmera Movex-Kino (agfa); predilação pela Victor |
Técnica; equipamento; Kodak; Pathé; Victor |
Cinema de amadores |
7 |
306 |
6 de janeiro, 1932 |
título |
Técnica; equipamento; Kodak; Pathé; Hollywood |
Cinema de amadores |
7 |
309 |
27 de janeiro, 1932 |
Questões técnicas – III A câmera em ação |
Técnica; equipamento; Victor |
Cinema de amadores |
7 |
311 |
10 de fevereiro, 1932 |
Questões técnicas – IV Direção e interpretação |
|
Cinema de amadores |
7 |
314 |
2 de março, 1932 |
Questões técnicas – V A interpretação |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
314b |
2 de março, 1932 |
Questões técnicas – V A interpretação |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
316 |
16 de março, 1932 |
Questões técnicas – V Os títulos – Kodak Autográfica |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
320 |
13 de abril, 1932 |
Questões técnicas – VI A revelação e a cópia |
Técnica; química |
Cinema de amadores |
7 |
320b |
13 de abril, 1932 |
Questões técnicas – VI A revelação e a cópia |
Técnica; química |
Cinema de amadores |
7 |
322 |
27 de abril, 1932 |
Questões técnicas – VII Edição |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
324 |
11 de maio, 1932 |
Questões técnicas – VII Os “trucs” – animação |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
324b |
11 de maio, 1932 |
Questões técnicas – VII Os “trucs” – animação |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
326 |
25 de maio, 1932 |
Questões técnicas – IX o “stop motion” |
|
Cinema de amadores |
7 |
326b |
25 de maio, 1932 |
Questões técnicas – IX o “stop motion” |
|
Cinema de amadores |
7 |
328 |
8 de junho, 1932 |
X O scenario |
|
Cinema de amadores |
7 |
336 |
3 de agosto, 1932 |
Questões técnicas – Conclusão – Os projetores e a projeção |
Técnica; projetores |
Cinema de amadores |
7 |
336b |
3 de agosto, 1932 |
Questões técnicas – Conclusão – Os projetores e a projeção |
Técnica; projetores |
Cinema de amadores |
7 |
338 |
17 de agosto, 1932 |
Vocabulário cinematográfico |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
338b |
17 de agosto, 1932 |
Vocabulário cinematográfico |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
340 |
31 de agosto, 1932 |
Vocabulário cinematográfico |
Técnico |
Cinema de amadores |
7 |
342 |
14 de setembro, 1932 |
Vocabulário cinematográfico |
Técnico |
Cinema de amadores |
7 |
344 |
28 de setembro, 1932 |
Vocabulário cinematográfico |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
344b |
28 de setembro, 1932 |
Vocabulário cinematográfico |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
348 |
26 de outubro, 1932 |
Como aperfeiçoar o seu filme? |
Técnica; cineamadores |
Cinema de amadores |
7 |
350 |
9 de novembro, 1932 |
O ângulo da câmera |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
350b |
9 de novembro, 1932 |
O ângulo da câmera |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
353 |
30 de novembro, 1932 |
Filme de natação, filme de viagem, turismo |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
353b |
30 de novembro, 1932 |
Filme de natação, filme de viagem, turismo |
Técnica |
Cinema de amadores |
7 |
355 |
14 de dezembro, 1932 |
Cata de Myself II |
Scenario; cineamadores |
Cinema de amadores |
8 |
361 |
15 de fevereiro, 1933 |
A consagração popular – filmagem do jornal cinematográfio; eventos e apoteoses; carnaval |
Técnica |
Obituário |
8 |
365 |
15 de abril, 1933 |
Sérgio Barreto Filho |
|